Topo

Aplicativos grátis permitem ditar posts para o Twitter e Facebook

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

03/06/2013 06h10

Cansou de digitar? Aplicativos gratuitos para smartphones permitem postar aquilo que você (literalmente) fala nas redes sociais – seja como áudio ou mesmo com texto. Conheça quatro opções.

Voice Texting Generator

Voice Texting

  • Reprodução

Aplicativo compatível com vários idiomas, incluindo o português, que transforma áudio em texto. Mas, para que ele consiga entender o que você diz, é preciso falar de forma bem pausada (bem pausada mesmo). Caso contrário, os textos ficam cheios de erros --  a frase o “cachorro saiu correndo”, por exemplo, vira “o cachorro se eu correndo”.

Depois de conferir o que foi entendido pelo aplicativo (em caso de erro é possível editar com o teclado), basta apertar um botão e mandar o texto para redes como Facebook, Twitter e Tumblr ou mesmo por e-mail. Os ditados devem ser curtos: o tempo permitido por mensagem não chega a dez segundos (nas alternativas de publicação de áudio, abaixo, o tempo é geralmente maior).

Grátis

Para iPhone

Bubbly

Bubbly

  • Reprodução

“Compartilhe sua voz com o mundo” é o lema da Bubbly, rede movida a áudio. Compatível com o Twitter e o Facebook, o aplicativo permite inclusive usar suas senhas dessas redes sociais como login para o serviço.

Depois de gravar a mensagem, que pode ter até um minuto e meio de duração, basta escolher entre os vários efeitos especiais disponíveis, como voz de vilão, bruxo, som de eco ou ficção científica. Depois, basta publicá-la nas redes sociais o arquivo de áudio.

Grátis

Para iPhone

Para Android

Vocal Twit

Vocal Twit

  • Reprodução

Destinado aos usuários do Twitter, o Vocal Twit é um programa bem simples, que manda suas gravações de áudio diretamente para o popular microblog. Basta tocar no botão redondo, logo abaixo do microfone, para gravar uma mensagem curta (ela pode ter, no máximo, nove segundos).

Ao tocar no ícone do Twitter, o usuário escolhe se deseja incluir algum texto ou uma hashtag, verifica quantos toques ainda pode conter a mensagem e dispara a publicação. Em segundos, o arquivo de áudio está disponível no perfil e pode ser ouvido por seus seguidores.

Grátis

Para iPhone

Blaving

Blaving

  • Reprodução

Esta também é uma alternativa para publicação de arquivo de áudio nas redes sociais. Em vez de digitar, basta pressionar o botão e gravar sua mensagem (de até dois minutos), que o conteúdo vai para a desconhecida rede social Blaving.

Felizmente, você não precisa ficar restrito a ela: é possível associar seu perfil às contas no Facebook e Twitter. Assim, quando você gravar um áudio, ele será replicado automaticamente para essas redes. Inclui ferramenta de busca para encontrar amigos e permite enviar mensagens privadas. Também pode ser acessado via computador.

Grátis

Para iPhone

Para Android

BlackBerry

Nokia