Topo

Windows Phone vai crescer e ameaçar iPhone em 2017, diz consultoria

Em quatro anos, diferença de participação de mercado entre Windows Phone (f) e iPhone será menor que 2%, segundo consultoria Canalys - Gustau Nacarino/Reuters
Em quatro anos, diferença de participação de mercado entre Windows Phone (f) e iPhone será menor que 2%, segundo consultoria Canalys Imagem: Gustau Nacarino/Reuters

Do UOL, em São Paulo

04/06/2013 12h41

Um estudo divulgado nesta terça-feira (4) pela consultoria britânica Canalys prevê que o sistema operacional Windows Phone deve ter 12,7% do mercado de smartphones até 2017. Com uma alta taxa de crescimento, a plataforma da Microsoft deve começar a ameaçar diretamente a Apple, cuja participação em quatro anos deve ser de 14,1%.

Atualmente, a diferença entre Apple e Microsoft no mercado de smartphones é grande. Enquanto a empresa fundada por Steve Jobs fechou 2012 com 19,5% de participação neste ramo, a empresa de Bill Gates representou 2,4% no mercado no ano passado. Segundo a Canalys, o crescimento do Windows Phone deve ocorrer por parcerias estratégicas feitas pela Microsoft.

“A chave do sucesso da Microsoft [nos próximos anos] vai correr em função do licenciamento do Windows Phone para companhias como Huawei e Nokia a preços agressivos”, disse Jessica Kwee, analista da Canalys.  A consultoria ainda ressalta a importância de empresas como ZTE e Lenovo para que o sistema operacional ganhe mercado na China.

A consultoria aposta que o crescimento no setor será conduzido por plataformas que ofereçam uma vasta opção de preços aos consumidores. “O crescimento da Apple será menor pelo fato de a dinâmica do mercado estar sendo ditada por smartphones baratos, e a companhia está fora deste segmento”. Por ter “poucos modelos”, a Apple ultimamente tem trabalhado na venda de aparelhos antigos (versões anteriores do iPhone, como o 3GS, 4 e o 4S) para consumidores que ainda não têm um aparelho da marca.

Android continuará dominando

A plataforma do Google continuará dominante em 2017, segundo a pesquisa. No entanto, ela terá uma pequena perda de mercado. A Canalys prevê que o sistema do robozinho cairá de 67,7% para 67,1%. Mesmo assim, em quatro anos, o Google deve alcançar a marca de 1 bilhão de dispositivos Android comercializados.