Topo

Apple atualiza MacBooks e exibe novo Mac Pro cilíndrico com processador de 12 núcleos

Computador da Apple tem formato cilíndrico, totalmente diferente dos modelos anteriores da linha  - Reprodução
Computador da Apple tem formato cilíndrico, totalmente diferente dos modelos anteriores da linha Imagem: Reprodução

Do UOL em San Francisco (EUA)*

10/06/2013 15h18Atualizada em 10/06/2013 17h10

A Apple anunciou nesta segunda-feira (10) novas edições de seus computadores durante o WWDC 2013, evento para desenvolvedores da companhia. A grande novidade foi o lançamento do Mac Pro, computador de mesa com design cilíndrico e com 12,5% do tamanho dos modelos anteriores da linha.

O Mac Pro, linha de computadores voltadas para usuários profissionais (como designers e técnicos de som), deve ser lançado ainda neste ano. Ele terá versões com processador Intel Xeon de 12 núcleos, duas placas gráficas de vídeo da AMD e oferecerá suportes a monitores 4k. 

Além do Mac Pro, a Apple mostrou a nova versão do MacBook Air. Ela não tem grandes mudanças de visual, apenas melhorias de hardware. Ele contará com a quarta geração de processadores da Intel e versões com telas de 11 e 13 polegadas, sendo que a menor começa em US$ 999 e o de maior tela começa em US$ 1.099. Os computadores estarão disponíveis na loja online da Apple a partir desta segunda-feira.

Como novidade, a empresa promete uma autonomia de bateria de um dia para os portáteis. Caso o usuário queira assistir vídeos, ele conseguirá ver por dez horas seguidas, segundo Phil Schiller, vice-presidente de marketing da Apple. “É possível assistir a toda trilogia de ‘Senhor dos Anéis’ com esta autonomia”.

A companhia ainda informa que os novos MacBooks Air contarão com uma nova tecnologia de conexão a redes sem fio chamada 802.11 ac. Dessa forma, diz a Apple, será possível conectar-se a redes até três vezes mais rápido que o normal – para que funcione corretamente, o roteador (aparelho que distribuir o sinal) também deve oferecer suporte a esta tecnologia.

Novo sistema Mac: o fim dos felinos

A companhia anunciou uma nova versão do sistema operacional para computadores chamado OS X Mavericks. O nome foi inspirado em uma praia da Califórnia (Estados Unidos) de mesmo que fica no Estado da sede da companhia. “Vamos acabar com essa coisa de felinos”, disse Craigh Ferigh, vice-presidente de engenharia de Software da Apple. 

Veja como foi o anúncio no WWDC 2013

  • Stephern Lan/Reuters

Como novidade, o sistema operacional para computadores da Apple terá os recursos Finder Tabs, Tags e Multiple Display. O primeiro trata de organizar janelas de busca em abas, o que torna mais fácil, por exemplo, o processo de mover arquivos entre pastas. A segunda tem relação com a organização de arquivos. Além de pastas, o usuário poderá incluir “tags” (etiquetas) em seus arquivos, seja gravados localmente ou no iCloud (serviço de disco virtual da Apple).

Por fim, o Multiple Display auxiliará quem utiliza o sistema em mais de um monitor. Nele é possível executar programas em tela cheia em diferentes telas, como se fosse outro computador.

O navegador Safari contará com um novo meu localizado na lateral esquerda. Ela terá alguns componentes sociais, como exibir links compartilhados por amigos do Twitter, e exibirá a lista de leitura (série de links escolhidos pelo usuário para ler quando não estava com tempo) em forma de lista.

Com o objetivo de resolver o problema de quem esquece senhas, a Apple apresentou para o novo Safari uma funcionalidade chamada KeyChain (chaveiro, em tradução livre). Ela guardará as informações de login e senha que os usuários quiserem: de sites de compra a informações de cartão de crédito. Em novos formulários, o recurso, se o usuário permitir, criará senhas para ele e já deixará guardada no KeyChain.

A nova versão do sistema operacional também contará com diversos recursos presentes no iOS como o aplicativo Maps, o Calendário, iBookStore e uma central de notificações. Essas funcionalidades poderão ser sincronizadas com o iPhone. Dessa forma, será possível, por exemplo, fazer uma pesquisa de mapas e enviar direto para o telefone da Apple ou configurar para que o computador exiba as notificações do smartphone.

*A reportagem viajou a convite da Apple