Topo

Para reduzir roubo de smartphones, promotores nos EUA sugerem opção de 'matar' aparelhos

Promotores querem que fabricantes e companhias trabalhem em formas para ajudar na redução do roubo de smartphones nos EUA - Getty Images
Promotores querem que fabricantes e companhias trabalhem em formas para ajudar na redução do roubo de smartphones nos EUA Imagem: Getty Images

Do UOL em São Paulo

13/06/2013 12h39Atualizada em 13/06/2013 12h42

Promotores das cidades americanas de San Francisco e Nova York pediram nesta quinta-feira (13) que empresas de tecnologia achem soluções para tentar impedir o aumento no roubo de smartphones no país. Uma das ações propostas pelos membros do ministério público é que as companhias tenham a opção de inutilizar um aparelho após seu dono notificá-lo como roubado.

A iniciativa proposta pelos promotores George Gascon, de San Francisco, e Eric Schneiderman, de Nova York, criará uma coalisão envolvendo a polícia, o governo e autoridades de várias partes do país para mobilizar as empresas a agirem em prol da causa. O anúncio ocorre no mesmo dia em que os promotores participam de uma reunião com representantes do setor como Apple, Samsung, Google e Microsoft.

Recentemente, a Apple anunciou o sistema operacional iOS 7 e um dos novos recursos permite ao usuário a inutilizar seu aparelho pela internet, caso ele seja roubado. Questionados se é isso que os promotores esperam das empresas, eles disseram que “gostaram da funcionalidade”, mas só julgariam após entenderem, de fato, o funcionamento. O novo sistema da Apple está previsto para chegar aos aparelhos da marca a partir de setembro de 2013.

Segundo dados da FCC, órgão regulador das telecomunicações nos Estados Unidos, quase um a cada três roubos do país envolve telefones celulares.

“A violência epidêmica de crimes de roubo e de revenda de aparelhos furtados é real e o crescimento [desses crimes] ameaça as comunidades americanas”, disse Schneiderman em um comunicado à imprensa. “De acordo com pesquisas, cerca de 113 smartphones são roubados ou perdidos a cada minutos nos Estados Unidos, e muitas vezes essas ações de roubo terminam em violência”.

A Polícia de Nova York já chegou até a criar o termo “Apple-picking” para descrever o roubo de iPhones e iPads na cidade.

(Com AP)