Topo

Instagram ganha recurso para publicação de vídeos com até 15 segundos

Do UOL, em São Paulo

20/06/2013 14h19Atualizada em 20/06/2013 15h28

A rede social de fotos Instagram permite agora a publicação de vídeos com até 15 segundos. A atualização chamada Video on Instagram, já disponível para aparelhos com iOS e Android, junta fotos e vídeos em um único perfil do usuário. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20), em um evento do Facebook (a empresa de Mark Zuckerberg comprou o Instagram em abril de 2012 por US$ 1 bilhão). 

Assim como já acontece com as fotos do Instagram, os usuários poderão associar filtros aos vídeos: são 13 opções desenvolvidas especificamente para a nova ferramenta de vídeos.  "Tudo o que já conhecemos e amamos no Instagram agora se move", disse Kevin Systrom, cofundador da rede que hoje tem 130 milhões de usuários ativos por mês

Sobre os 15 segundos da duração do conteúdo, ele definiu: "Não tão pequeno para inibir sua criatividade e nem tão grande para deixar o carregamento lento".  

O Video on Instagram contará com uma funcionalidade chamada estabilização cinemática. Com ela, mesmo ao captar cenas em movimento, o recurso estabiliza a imagem. Além disso, o recurso Cover Frame permite que o usuário escolha a imagem estática de apresentação de seu vídeo. 

Vine
O anúncio do Facebook não é necessariamente uma novidade. No início do ano, o Twitter disponibilizou um aplicativo para vídeos chamado Vine, que permite gravações de até seis segundos. O Vine tem se destacado e conquistado cada vez mais usuários, mas antes dele já havia alternativas como o Cinemagram e Viddy.