Topo

Operadoras cumprem metas e entregam 20% de velocidade da banda larga fixa, diz Anatel

Do UOL, em São Paulo

21/06/2013 16h51

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou nesta sexta-feira (21) os resultados das medições de banda larga fixa em quatro Estados Brasileiros: São Paulo, Rio de janeiro, Minas Gerais e Paraná. Segundo a agência, as operadoras cumpriram a meta de velocidade instantânea de fornecer 20% da banda larga fixa contratada referente ao mês de maio.

  • Anatel

    Mapa da Anatel detalha dados por operadora do indicador de velocidade instantânea de banda larga fixa

Segundo este critério, a operadora deve fornecer, no mínimo, 20% da banda contratada medida em um determinado momento de uso. Outro critério usado na avaliação diz respeito à velocidade média, que exige que as companhias disponibilizem 60% da velocidade contratada em um determinado período. De acordo com a Anatel, as operadoras nos quatro Estados também cumpriram esta meta.

  • Anatel

    Mapa da Anatel mostra velocidade média oferecida por operadoras em Minas Gerais, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro

As operadoras avaliadas pela Anatel foram CTBC, GVT, Net, Oi, Sercomtel e Vivo. Participam da medição da velocidade apenas as operadoras com mais de 50 mil assinantes em cada Estado brasileiro.

A partir de novembro de 2013, o patamar mínimo para a velocidade média entregue pelas operadoras aumentará para 70% e, a partir de novembro de 2014, para 80%. No caso da velocidade instantânea, a partir de novembro deste ano o valor mínimo entregue pelas operadoras deverá ser 30% da velocidade contratada e, em novembro de 2014, 40%.

De acordo com o cronograma da Anatel, os próximos Estados a terem a banda larga fixa avaliada serão Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe e Alagoas. A expectativa é que até o fim do ano, usuários de todo o território brasileiro tenham a caixa medidora da Anatel para fornecer dados para a avaliação.