Topo

HP Envy 2 funciona como tablet e notebook, mas soma preço das duas funções

Híbrido Envy 2, da HP, pode funcionar como tablet ou laptop. Computador tem processador Intel Atom dual-core de 1,8 GHz, 64 GB para armazenamento, 2 GB de Ram, sistema Windows 8 e tela de 11,6"" - Divulgação
Híbrido Envy 2, da HP, pode funcionar como tablet ou laptop. Computador tem processador Intel Atom dual-core de 1,8 GHz, 64 GB para armazenamento, 2 GB de Ram, sistema Windows 8 e tela de 11,6'' Imagem: Divulgação

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

02/07/2013 06h01

O HP Envy 2 é um “notebook conversível”: permite ao usuário desacoplar a tela do teclado e utilizá-lo como um tablet dotado de Windows 8. Divertido em um primeiro contato (destacar a tela do restante do equipamento é bobo e bacana), logo ele mostra que é para poucos. Isso porque os R$ 4.000 cobrados pelo computador são um valor alto. E nem todos que podem toparão pagar esse preço em uma máquina com a configuração de hardware do Envy 2: 11,6 polegadas, 2 GB de RAM, capacidade de 64 GB e processador Atom dual-core de 1,8 GHz.

Direto ao ponto

HP Envy 2
Preço sugerido: R$ 4.000
Tela: 11,6 polegadas
Processador: Atom dual-core de 1,8 GHz
Memória RAM: 2 GB
Sistema operacional: Windows 8
Disco rígido: 64 GB
Dimensões (LxAxP, em cm): 30 x 20 x 1,7
Peso: 1,39 gramas
Duração de bateria: 7 horas (tablet), 12 horas (notebook)
Conexões: 2 USB 2.0, 1 HDMI
Pontos positivos: Equipamento dois em um; bom tablet com Windows 8
Pontos negativos: Extremamente caro para as configurações; trackpad áspero e desconfortável de usar

Por esse valor, é possível comprar um laptop robusto (de 14 polegadas, com processador i7 e, pelo menos, 6 GB de RAM) e um tablet mediano de 10 polegadas. Ainda sobra dinheiro para adquirir um teclado Bluetooth para o portátil. Com o troco, é possível ainda comprar uma Super Bonder e colar o periférico ao tablet (isso, obviamente, só para tirar onda).

Ao esquecer o preço e a configuração, é bem possível que o usuário se divirta com o notebook da HP. Trata-se de uma máquina mediana, que realiza bem os pedidos do usuário - principalmente no quesito online e multimídia, com vídeos sendo reproduzidos via streaming sem demora ou engasgos.

Desempenho

A tela é bastante boa, exibindo gráficos bem delineados e cores muito vivas. A qualidade de áudio, das melhores entre os tablets (e também notebooks) do mercado, tem som alto e claro.

Bom para tarefas do dia a dia – checar e-mails, navegar na web, criar e acessar arquivos de pacotes de escritório –, o HP Envy 2 também se destaca pelo excelente teclado, com botões bem espaçados.

O mesmo não se pode dizer do trackpad (alternativa ao mouse): altamente áspero e que incomoda no contato com os dedos. A boa notícia é que, como a tela é touchscreen, de excelente qualidade e boas respostas, o usuário pode realizar diversas funções metendo o dedão nela e deixando de lado o substituto do mouse.

Como tablet, o Envy 2 vai bem. Fácil de operar e com uma tela grande, é possível utilizar bons aplicativos ou assistir a filmes de forma simples e fácil. No início, para quem está acostumado com telas de 7 polegadas ou 10 polegadas, pode demorar um pouco a se familiarizar com seu tamanho. Com o tempo, entretanto, ele se mostra excelente opção.

Em resumo, por si só, o HP Envy 2 é um bom notebook e um ótimo tablet. O problema é a HP cobrar por ele o valor de ambos e mais um pouco.