Topo

Apenas 14,3% das prefeituras no Brasil oferecem internet Wi-Fi nas cidades, diz IBGE

Do UOL, em São Paulo

03/07/2013 10h01

Em 795 municípios brasileiros (ou 14,3% das cidades do país), as prefeituras oferecem acesso à internet via conexão Wi-Fi, segundo informações da pesquisa "Perfil dos Municípios Brasileiros 2012", feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e publicada nesta quarta-feira (3). Esse acesso pode ser pago ou gratuito, dependendo do local. 

Esse tipo de acesso é mais comum nas Regiões Sudeste (263), Nordeste (190) e Sul (180).  O destaque fica para os Estados de Minas Gerais e São Paulo, que apresentaram o maior número de municípios com disponibilidade de acesso à rede Wi-Fi: 77 e 143, respectivamente.

Na região Nordeste, os Estados da Bahia (47), Ceará (33) e Pernambuco (30) têm maior oferta. Na região Sul, isso acontece no Estado do Rio Grande do Sul (69).

Embora a região Centro-Oeste não se destaque como as citadas anteriormente, as 44 cidades do Estado de Goiás oferecem conexão Wi-Fi gratuita. 

Cobertura limitada e predominância em cidades ‘menores’

Os dados apresentados pela pesquisa mostram que a cobertura de Wi-Fi nas cidades ainda é muito pontual. No Brasil, há 91 municípios em que há este tipo de conexão em toda a extensão territorial da cidade. O comum é que o sinal de internet fique limitado a alguns bairros da área urbana. Segundo o levantamento, 382 cidades correspondem a esse perfil.

O fornecimento de conexão Wi-Fi por parte das prefeituras ocorre prioritariamente em cidades com até 100 mil habitantes ou menos. Das 795 cidades com acesso à internet Wi-Fi no Brasil, 698 se encaixam nesse “limite populacional”. Acima de 100 mil habitantes, a pesquisa indica que 97 municípios oferecem conexão à internet sem fio.

Os prováveis motivos para essa diferença, ligada ao número de habitantes, são a dificuldade em oferecer um serviço de qualidade para um número elevado de pessoas e a falta de infraestrutura de telecomunicações em cidades pequenas.

Metodologia

A pesquisa “Perfil dos Municípios Brasileiros 2012” (também conhecida como Munic), realizada pelo IBGE, investigou 5.565 municípios do país quanto sua gestão e estrutura. Dez temas foram alvo de perguntas: recursos humanos, legislação e instrumentos de planejamento, recursos para a gestão, comunicação e informática, transporte, cultura, assistência social, segurança alimentar e nutricional, segurança pública e meio ambiente.

Esta é a décima edição da pesquisa, realizada desde 1999. Segundo o IBGE, trata-se de um levantamento de informações sobre a estrutura, a dinâmica e o funcionamento das instituições públicas municipais, em especial a prefeitura. A coleta das informações foi realizada de maio a dezembro de 2012.

Dois distritos brasileiros foram tratados na pesquisa como municípios, por razões metodológicas: o Distrito Federal, sede do governo federal, sendo Brasília a capital federal; e o Distrito Estadual de Fernando de Noronha, arquipélago localizado no Estado de Pernambuco.