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Atrizes britânicas caem em 'pegadinha' de TV e elogiam no Twitter falsos produtos místicos

Atriz Sinead Moynihan escreveu um tuíte empolgado: ""Simplesmente amei meu bracelete [...]" - Reprodução/Twitter
Atriz Sinead Moynihan escreveu um tuíte empolgado: ''Simplesmente amei meu bracelete [...]" Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

03/07/2013 11h29

Um programa investigativo da TV britânica mostrou que é preciso ficar alerta com produtos divulgados por celebridades em redes sociais. O “Dispatches”, do Canal 4, criou uma linha falsa de itens voltados ao bem estar, convidou jovens atrizes da novela “Coronation Street” para um evento em Manchester e as presenteou com as farsas. Elas posaram para fotos com cartazes dos produtos e algumas ainda usaram o Twitter para agradecer e elogiar os presentes.

Fazem parte do falso catálogo a “tornozeleira da cura”, o “bracelete do equilíbrio” e um “spray místico para melhorar o humor”. Na descrição desses produtos constam detalhes como o “poço sagrado da montanha de Gunung Agung” e “abençoado por monges budistas”.  A marca fictícia por trás dos produtos leva o nome de Puttana Aziendale (com a conta @Aziendale no Twitter), que em italiano significa “prostituta comercial”, em tradução livre.

O “Dispatches” sobre essa farsa ainda não foi ao ar, apesar de o evento ter sido realizado em fevereiro. Os representantes da novela ameaçaram entrar com um processo caso o conteúdo seja veiculado, e um porta-voz do Channel 4 afirmou que a empresa não fala sobre programas ainda não exibidos.

Depois do evento, a atriz Krissi Bohn escreveu: “Amei meu bracelete. Obrigada. Minhas mãos frias se tornaram uma coisa do passado”. A mensagem de Cherylee Houston dizia: “Dormi com meu bracelete e passei o spray no rosto várias vezes. Muito obrigada, amei [os presentes]”. Sinead Moynihan foi a mais empolgada: “Simplesmente amei meu bracelete da @Aziendale e o spray místico. Mal posso esperar por seus outros braceletes”. Brooke Levi Vincent agradeceu pela “tornozeleira adorável da cura”.

Todas essas mensagens foram retuitadas pelo perfil criado para promover os falsos produtos.  “As atrizes responderam a tuítes enviados diretamente para elas por algumas marcas, agradecendo. Ao contrário das alegações, elas não receberam presentes em troca de tuítes ou participaram de qualquer promoção de marketing que infrinja a lei”, disse o ITV, canal que exibe “Coronation Street”.

Segundo o site britânico, as atrizes foram contra o ASA (órgão britânico de padrões de autoridade da propaganda), que determina a identificação de mensagens patrocinadas em redes sociais.