Topo

UOL, Bradesco, Itaú, Vivo e Natura ganham novos domínios exclusivos na internet

Do UOL, em São Paulo

04/07/2013 17h37

O UOL recebeu, nesta quarta-feira (3), a aprovação para adotar um novo sistema de sufixos de domínios criado pela Icann (corporação da internet para atribuição de nomes e números, em português). Com essa nova estrutura, as páginas do portal poderão usar a terminação ".uol" em vez de ".com.br", indicando que aquele endereço pertence à empresa de mesmo nome. Além do UOL, apenas outras quatro companhias brasileiras têm essa aprovação: Bradesco, Itaú, Vivo e Natura.

Na prática, poderão ser criados domínios como “fotos.uol”, “noticias.uol”, “tecnologia.uol”, “esporte.uol”, “batepapo.uol”, “banco.bradesco”, “maquiagem.natura”, “seguros.itau” e “celular.vivo”.

A liberação para o uso dessa estrutura está prevista para o final de 2013, e endereços desse tipo devem começar a ser vistos em 2014. “Ser aprovado pela Icann significa que nossa marca tem relevância na internet mundial”, afirma Renato Targa, gerente de marketing do UOL.

Ele cita como vantagem o fato de todas essas páginas terem, obrigatoriamente, de usar o padrão de protocolo IPV6 (mais moderno e sucessor do IPV4), além de o novo sistema dificultar golpes chamados phishing, em que pessoas mal-intencionadas muitas vezes copiam sites de empresas conhecidas para enganar as vítimas. 

Como funciona

O processo para solicitar o uso do novo sistema ficou aberto no primeiro semestre de 2012 e recebeu 1.930 pedidos. Nos próximos anos, outras rodadas para a criação de novos sufixos devem ser abertas.

As empresas interessadas tinham de pagar US$ 185 mil (cerca de R$ 417,6 mil) para participar, além de preencher um questionário com 50 perguntas – essas questões indicam se as capacidades técnicas e financeiras estão de acordo com as exigências da Icann. A corporação internacional está liberando as listas de aprovados gradativamente.

Cidades

 

Além de empresas, cidades como Rio e Nova York também se inscreveram no processo. A Icann deu aprovação para a localidade norte-americana, que já divulgou a possibilidade de estabelecimentos comerciais da região criarem futuramente endereços com o sufixo ".nyc".

“Em breve, negócios, organizações e residentes poderão registrar um domínio .nyc para seus sites. Cada vez mais, a internet não é sobre quem você é, mas onde você está. Um endereço .nyc diz ao mundo que você está situado em Nova York e que seus produtos e serviços são para os nova-iorquinos”, anuncia o site oficial da iniciativa.