Topo

Aplicativo antissocial calcula distância segura para ficar longe dos 'amigos'

Pontos laranjas indicam onde contatos fizeram<br> check-in no Foursquare; áreas verdes são "seguras" - Reprodução
Pontos laranjas indicam onde contatos fizeram<br> check-in no Foursquare; áreas verdes são 'seguras' Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/07/2013 11h25

A frase “o inferno são os outros”, do escritor Jean-Paul Sartre, agora dá nome a um aplicativo antissocial. O gratuito Hell is Other People é bastante simples e funciona no ambiente web (em navegadores como o Chrome e Firefox, por exemplo).

Associado à rede social de localização Foursquare, ele analisa onde os contatos do usuário estão e informa os locais que oferecem distância segura em relação aos conhecidos. Para isso, essas pessoas precisam dar check-in: uma forma de, literalmente, marcar presença no ambiente virtual.

De cara, surge um problema. Como nem todos informam sua localização, o usuário pode acabar esbarrando com aqueles que não dão check-in no Foursquare.

No vídeo ao lado (em inglês), o desenvolvedor Scott Garner relata a experiência de usar sua própria invenção para andar por Nova York. “Odeio redes sociais. Tive de me inscrever em um desses sites [o Foursquare] e pedir para as pessoas serem minhas amigas, com o objetivo de evitá-las”, contou.

No dia do vídeo, 5 de maio de 2013, ele se disse irritado porque ninguém de sua lista dava check-in. “Odeio fazer coisas para as quais dependo de outras pessoas, porque elas são imprevisíveis.”