Topo

Aplicativos usam smartphone como aliado para fazer mágicas

Daniel dos Santos,

Do UOL, em São Paulo

15/07/2013 06h00

Steve Jobs, cofundador da Apple, gostava de dizer que o iPhone era um dispositivo mágico – de fato, é possível levar essa ideia ao pé da letra com vários aplicativos para smartphones. Alguns deles utilizam a própria tela do aparelho em seus truques, enquanto outros mostram, com vídeos ou textos, os passos necessários para iludir a plateia. Veja quatro opções para iPhone e também Android.

Impossible 2

Aplicativo gratuito que permite fazer três “mágicas” utilizando a tela do iPhone. Os truques fazem sucesso com as crianças, mas muitos adultos também podem ser iludidos pelas pegadinhas do programa.

No primeiro deles (Impossible), o programa se propõe a adivinhar a carta escolhida pela pessoa, sem que ela diga uma palavra ou toque na tela. O truque funciona, desde que a plateia não preste muita atenção nas cartas que são exibidas...

Em Magic Square, o usuário escolhe um número, faz uma conta e procura na tabela um símbolo associado. Em cinco tentativas, o programa acertou todas. A terceira, Mystic Cards, é a mais fácil de descobrir a lógica. Nela, há quatro linhas com quatro cartas cada. Depois de escolher uma das figuras, é necessário mostrar em qual área a carta aparece, para que o aplicativo aponte a escolhida.

O programa exibe anúncios que chegam a cobrir toda a tela e tem áudio bem pobre. Em inglês.

Grátis para iPhone

Magic Tricks Tutorials

Este programa não usa o smartphone como parte da mágica, mas utiliza sua tela para ensinar truques feitos com elementos como cartas, moedas e até pó.

Os tutorias trazem fotos de alguns passos (seria interessante um maior número de imagens), com textos em inglês. Em seu leque de apresentações há desde números simples a truques bem complexos, como adivinhação de cartas. As alternativas mais elaboradas exigem treinamento, o que pode desmotivar os usuários.

Em sua versão gratuita, o aplicativo oferece apenas dois truques por categoria. Para ter acesso a todo conteúdo, é preciso pagar mais US$ 0,99 (cerca de R$ 2,20). Exagera no volume de anúncios.

Para iPhone e Android

Easy Magic Tricks

Se você já se perguntou “como é que esse mágico fez isso?”, deverá gostar do Easy Magic Tricks.

O programa, apesar da interface pobre, revela alguns segredos do ilusionismo, para que o usuário repita os truques em casa. Alguns são bem fáceis de fazer (depois que o aplicativo mostra o segredo, você fica até com raiva de não ter pensado nisso...) e é possível já sair realizando algumas mágicas mais elaboradas.

Para ajudar nas explicações, que estão em inglês, ele traz os passos detalhados em vídeo. O item “Show” mostra a mágica e “Reveal” explica o segredo. Carece de divisão por categorias e de uma ferramenta de buscas.

Grátis para Android

Magic Trick: Learn Magics for Free

O programa simples traz dezenas de vídeos com demonstrações de ilusionismo. Sua interface é em inglês, o que pode dificultar a compreensão, apesar de alguns truques serem tão simples que é possível compreendê-los apenas visualizando a sequência de passos.

Há números com cartas, lenços e até fogo (não recomendado para mágicos amadores), que têm seus detalhes revelados logo após a apresentação.

Permite compartilhar os vídeos favoritos com os amigos via Facebook, Twitter ou e-mail. Fica devendo uma melhor organização do conteúdo (não tem divisão por categorias) e travou três vezes durante nossos testes. Só funciona com conexão à internet.

Grátis para iPhone