Topo

Operadora é acusada preconceito no Reclame Aqui; empresa nega autoria de resposta

Do UOL, em São Paulo

15/07/2013 17h32Atualizada em 15/07/2013 18h20

Uma queixa no Reclame Aqui sobre os serviços da Minas Mais Telecom, operadora de internet, foi respondida em nome da empresa com comentários preconceituosos contra nordestinos. A Minas Mais Telecom alega, no entanto, que uma pessoa desconhecida é autora das mensagens e afirma investigar o caso.

“Quando comparado às demais regiões do país, temos sérios problemas no Nordeste, o nordestino tem isto mesmo, de não gostar de trabalhar, de não ter responsabilidade, de ser o que são”, diz um trecho da resposta publicada pelo perfil da empresa no Reclame Aqui. Ela foi dada no último dia 11 de julho a um cliente de Aracaju (SE) que afirma ter problemas recorrentes com a operadora e dificuldade de contato para resolução deles.

  • Reprodução/Reclame Aqui

    Comentários preconceituosos contra nordestinos tem autoria negada pela Minas Mais

O conteúdo se tornou viral nas redes sociais – só no Facebook, alcançou 6.500 compartilhamentos. Em outra queixa feita no Reclame Aqui, questionando a Minas Mais sobre os comentários contra nordestinos, o mesmo perfil afirma que as respostas “estavam sendo feita por um antigo funcionário” e que “só agora a direção da empresa ficou sabendo” dessa situação.

Em resposta ao UOL Tecnologia, Otacilio Lopes de Sousa, diretor comercial da Minas Mais, alegou por e-mail que “uma pessoa desconhecida” seria a autora dos comentários preconceituosos e feitos sem o consentimento da empresa. “A Minas Mais jamais diria um absurdo deste”, afirmou por e-mail. O caso, diz a operadora, está sob investigação interna.

A Minas Mais informou ainda que publicou retratações a respeito dos comentários no próprio Reclame Aqui e “em vários veículos”, entre eles a TV Atalaia. “Nossa diretoria jurídica e financeira é formada por nordestinos, pessoas de alta integridade”, prossegue Sousa. 

Responsabilidade legal

Ainda que a empresa negue a autoria do post, ela pode responder legalmente pelo conteúdo preconceituoso publicado, explica Gisele Arantes, advogada especialista em Direito Digital e sócia do PPP Advogados. “Ela pode ser processada por quem foi ofendido e responder por danos morais”, afirma.

Mesmo que o autor das respostas seja identificado e a empresa se retrate publicamente, a especialista diz que há o princípio de “responsabilidade objetiva”. Ou seja, o dano já foi cometido e por alguém que representava a companhia naquele perfil de internet.

“O que ela pode fazer, caso depois seja condenada a pagar alguma indenização por danos morais, é cobrar esse valor do suposto autor do post e demiti-lo por justa causa.”