Topo

Especialistas explicam choque letal com carregador de celular; itens piratas falham em segurança

Ma Ailun, 23, trabalhava como aeromoça da China Southern Airlines e morreu eletrocutada -
Ma Ailun, 23, trabalhava como aeromoça da China Southern Airlines e morreu eletrocutada

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

16/07/2013 12h10

A aeromoça chinesa Ma Ailun, 23, morreu eletrocutada ao pegar seu iPhone que estava sendo carregado, na última quinta-feira (11). Segundo informação divulgada pela emissora local "CFTV", o carregador utilizado pela jovem não era original. O uso de um carregador pirata é a principal hipótese da causa do choque, porém essa teoria não é unanimidade entre especialistas.

João Carlos Lopes Fernandes, professor do curso de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia, explica que os acessórios piratas podem realmente causar uma descarga elétrica fatal. "Um carregador falso, sem sistema de segurança, pode apresentar um problema e passar muita corrente elétrica para a carcaça do aparelho, causando até mesmo um choque com força suficiente para matar."

O problema dos carregadores piratas é que eles não possuem controle de qualidade, então não há como saber se o acessório paralelo possui ou não o equipamento que impede choques. Nos produtos originais, essa chance é mínima, segundo o professor. "Os itens oficiais têm sistemas de segurança que desativam o acessório se houver algum problema, em vez de liberar a carga elétrica", completa Fernandes.

Já para Antônio Carlos Gianoto, professor de Engenharia Elétrica do Centro Universitário da FEI, é improvável que somente o carregador tenha sido responsável pelo choque, pois a corrente emitida do aparelho é baixa. “Para que um choque mate uma pessoa, é necessário que haja exposição a uma quantidade maior de energia do que a emitida por uma bateria de celular ou carregador. É preciso que haja contato com um fio desencapado, por exemplo”,  disse.

O especialista consultado pela emissora "CFTV" Xiang Ligang afirmou que outro fator que pode ter causado a descarga é uma possível incompatibilidade entre a voltagem da tomada e do carregador. "Hong Kong, Taiwan e Japão têm um padrão elétrico de 110 volts. Mas, na China continental, todos são 220 volts", afirmou.

Investigação

O acidente aconteceu na região de Xinjiang, no noroeste da China. A descarga elétrica causada pelo smartphone, como asseguram seus familiares, ainda está sendo investigada.

"Espero que a Apple nos dê uma explicação", publicou a irmã mais velha de Ma na rede social Weibo - similar ao Twitter. A mensagem recebeu milhares de comentários com alertas e queixas em torno da utilização dos celulares.

Perante a rápida circulação da notícia pela internet na China, a Apple não demorou em publicar uma mensagem dirigida a seus usuários no país asiático.

"Ficamos muito tristes pelo infeliz incidente. Transferimos nossas condolências à família", declarou a companhia americana em um comunicado de sua sede na China. A empresa também confirmou a abertura de uma investigação sobre o ocorrido em colaboração com as autoridades chinesas.

*Com informações da agência Efe