Topo

Número de internautas chineses cresce 10% em um ano e chega a 591 milhões

Do UOL, em São Paulo

17/07/2013 10h05

O número de internautas na China aumentou 10% em um ano e atingiu 591 milhões no primeiro semestre de 2013, de acordo com um estudo divulgado nesta quarta-feira (17) pelo CNNIC (Centro de Informação da Internet na China, em português). Com isso, ainda de acordo com a pesquisa, a porcentagem da população local com acesso à web ficou em 44%.

A título de comparação, o Brasil registrou no primeiro trimestre 102,3 milhões de internautas (cerca de 52,7%, se considerada a população de 194 milhões). A China é o país com maior número de usuários da web, seguido por Estados Unidos, Índia, Japão e Brasil, informa o site Internet World Stats.  

Cerca de 464 milhões de chineses acessam a internet usando dispositivos móveis, como telefones celulares.

Apesar de liderar o número de internautas, a China é conhecida pela censura de conteúdo online. Diversos sites são bloqueados no país e gigantes como o Google têm de se adaptar – até mesmo excluindo conteúdo – para atuar no mercado chinês.

Recentemente, um pesquisador da Faculdade de Informação de Berkeley também afirmou que o país paga pessoas para fazerem elogios na web ao governo. Ele diz ainda que as autoridades oferecem a redução na pena de detentos em troca de comentários positivos publicados no ambiente virtual.