Topo

EUA testam tecnologia antirroubo de smartphones da Samsung e Apple

Do UOL, em São Paulo

18/07/2013 16h40

Especialistas em segurança nos Estados Unidos testam nesta quinta-feira (18) novos recursos antirroubo adicionados pela Apple e Samsung aos smartphones fabricados pelas empresas. Segundo o “Huffington Post”, essas tecnologias podem impedir a revenda -- em âmbito global -- dos celulares roubados.

No mês passado, Apple e Samsung anunciaram novos recursos de segurança para seus smartphones após pressão de autoridades nos Estados Unidos devido ao grande aumento de roubos desses dispositivos. As autoridades sugeriram a criação de tecnologia capaz de "matar" os celulares, impedindo sua reativação.

Entre os técnicos que testam a tecnologia antirroubo estão especialistas do Centro de Inteligência Regional do Norte da Califórnia, uma unidade do governo americano com foco em antiterrorismo e especialistas em cibersegurança.

Novidades

No caso da Apple, o sistema operacional iOS 7 trará uma trava de ativação, que requer a digitação de uma senha antes que o iPhone possa ser reativado na operadora. Já a Samsung criou o “LoJack” para o Galaxy S4, recurso que permite às vítimas de roubo apagar dados do dispositivo e impedir que ele possa ser ligado novamente.

Eric Schneiderman, procurador geral do Estado de Nova York, e George Gascon, promotor distrital em San Francisco, se disseram céticos em relação a essas soluções apresentadas pelas fabricantes.

“Vamos avaliar as soluções propostas e verificar se podem enfrentar as táticas comuns empregadas pelos ladrões”, afirmaram em um pronunciamento em conjunto nesta quinta.

Segundo eles, smartphones a serem lançados no ano que vem já terão a nova tecnologia contra roubo. “Estamos trabalhando para garantir que a indústria ofereça tecnologia eficaz, onipresente e gratuita para consumidores em todos os smartphones.”