Topo

TV LED com 'modo futebol' exibe jogos com áudio e vídeo aprimorados

Função futebol do televisor da Samsung deixa as cores do jogo mais vibrantes - Divulgação
Função futebol do televisor da Samsung deixa as cores do jogo mais vibrantes Imagem: Divulgação

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

18/07/2013 06h00

O mote da TV Samsung LED com Modo Futebol F5500 é, justamente, seu recurso para assistir a jogos do esporte. Ao apertar um botão no controle remoto - a tecla Futebol, indicada por uma bola estilizada da Copa de 70 -, as cores na tela ficam mais vibrantes. O som de fundo (normalmente, da torcida, caso o jogo não seja no Engenhão) é reproduzido com mais clareza. Não é melhor e nem passa perto da experiência de acompanhar uma partida ao vivo, mas essas perfumarias divertem os aficionados pelo esporte.

Direto ao ponto

Nome: TV Samsung LED com Modo Futebol F5500
Tela: 40 polegadas
Resolução: Full HD (1080p)
Redes sociais compatíveis: Twitter, Facebook, Google Talk
Funções específicas: Aom de estádio, imagem Futebol, replay
Preço sugerido: R$ 2.400
Pontos positivos: Função futebol e características de ponta, como acesso à web e compatibilidade com redes sociais
Pontos negativos: Não conta com manual completo em papel; montagem deu certo trabalho

O modelo avaliado pelo UOL Tecnologia (de 40 polegadas e preço sugerido de R$ 2.400) durante a Copa das Confederações se mostrou bastante cumpridor. Foi possível ouvir com grande qualidade vaias, gritos e palmas da torcida (principalmente em momentos pró-seleção do Taiti).

Ao acionar o botão Futebol, o volume da TV aumenta, e o verde do gramado fica mais verde. As camisas do times, mais vivas. A cabeleira e o sangue do David Luiz, mais vistosos e volumosos. Essa opção também pode ser usada em outros programas, mas não acrescentam muito mais. A roupa de toda a turma da Vila do Chaves (exceção à do Quico) continua desbotada. O tema de abertura de “Amor à Vida” incomoda ainda mais.

A TV também oferece acesso ao Twitter, mas esse recurso muda pouco a vida de quem assiste ao futebol. Primeiro, porque não é prática. Caso deseje se comunicar com a Globo em algum jogo, digitando Galvão, vá pentear macaco, o usuário levará mais de dois minutos para escrever a mensagem com o controle remoto – nesse tempo, pode perder alguns lances de bola rolando.

Outros recursos

Se no dia a dia a função Futebol pode ser chamada de “Tantofaz”, há outras aplicações bastante convidativas na TV da Samsung – embora sejam bem comuns em outros televisores top de linha. Comandos por movimento e detector de face, por exemplo, fazem parte do cardápio do televisor.

Outro ponto que agrada é a alta compatibilidade com arquivos multimídia – ela suporta inclusive o MKV, uma extensão com qualidade semelhante à do Blu-ray e com a qual pouco televisores no Brasil conversam nativamente.

Por fim, há ainda um console de controle remoto universal. Por meio de uma base receptora que conversa com o controle remoto, o usuário consegue controlar todos os demais eletrônicos conectados ao televisor (DVD, Blu-ray player e receptor de TV a cabo). Essas características são extremamente simples de operar, podendo ser acessadas de forma intuitiva.

O ponto negativo da TV, um dos poucos, é a falta de um manual completo (apenas uma versão resumida dele veio na caixa do produtos avaliado pelo UOL Tecnologia). Há embarcado na TV um e-manual, que permite ao usuário aprender os recursos completos do televisor. O problema é que, com tanto recurso e funções, seria bem mais útil a quem opera o equipamento utilizar o bom e velho papel para realizar o passo a passos.

Por vezes, a reportagem teve a vontade de desligar a TV e ir ler um livro. No caso, um manual – mas como ele não existia, ficou-se na vontade.

Outro item que chegou a incomodar é que a montagem do televisor testado não foi das mais simples. Pode ser um problema pontual, mas alguns dos parafusos deram trabalho para rosquear e, por pouco, não espanaram. Exceção a esses pequenos detalhes, o televisor cumpre o que promete e, para fãs de futebol e demais alienados, ela cumpre bem o que se espera: oferece diversão sem sair do sofá.