Topo

Técnico em informática vira cartunista e cria tirinhas divertidas sobre problemas da profissão

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

19/07/2013 06h00

O blog ‘Vida de suporte’ - como o nome adianta - publica tirinhas humorísticas sobre o dia a dia da profissão de suporte técnico. A página aborda temas como longas jornadas de trabalho e relacionamento (geralmente catastrófico) com os usuários.

A cabeça por trás desse projeto é do analista de suporte, cartunista e blogueiro André Farias de Oliveira, 31. Apesar de ter deixado o desenho amador de lado aos 18 anos, para seguir a carreira técnica, Oliveira retomou a atividade em 2009, quando publicou a primeira tirinha. “Aconteceu uma coisa engraçada quando eu estava trabalhando e então decidi criar uma história sobre o ocorrido. Acho que foi uma forma de criar uma válvula de escape rindo dos próprios problemas”, afirmou.

  • Criador do blog 'Vida de Suporte', André Farias de Oliveira

A inspiração vem da própria vida do analista, que continua atuando na área da informática, e principalmente de histórias reais enviadas pelos leitores. A fórmula deu tão certo, que o blog recebe cerca de 20 mil visitas por dia e a renda obtida com a página - não revelada por Oliveira - é maior que o próprio salário 'tradicional'.

O fato de Oliveira conciliar as duas atividades causou um “atrito” curioso com uma usuária. “Já aconteceu de uma cliente minha se recusar a ser atendida por mim com medo de virar tirinha”, lembrou com bom humor. A falta de experiência dos internautas com informática aparece frequentemente nas histórias.

Por enquanto, o cartunista administra sozinho o blog  – que já conta com uma loja virtual e aplicativos para smartphone. Os planos são agregar outros profissionais de áreas como segurança e otimização de buscas.