Topo

Britânico é preso por tuitar ameaças de estupro a militante feminista

O presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney (esq.), posa junto com Caroline Criado-Pérez (primeira à dir.), com a imagem da nova nota de 10 libras que traz a escritora britânica Jane Austen. A novidade foi lançada no último dia 24 de julho    - EFE/Bloomberg
O presidente do Banco da Inglaterra, Mark Carney (esq.), posa junto com Caroline Criado-Pérez (primeira à dir.), com a imagem da nova nota de 10 libras que traz a escritora britânica Jane Austen. A novidade foi lançada no último dia 24 de julho Imagem: EFE/Bloomberg

Do UOL, em São Paulo

29/07/2013 13h17

Um britânico de 21 anos foi preso suspeito de usar o Twitter para fazer uma série de ameaças de estupro a uma militante feminista. Ela obteve sucesso em uma campanha para que as notas de dinheiro no Reino Unido mostrassem rostos de mulheres. Segundo a “BBC”, a prisão foi confirmada pela Scotland Yard, que não divulgou o nome do suspeito do assédio online.

A jornalista e ativista Caroline Criado-Perez começou a receber ameaças depois de promover uma campanha para uso de rostos femininos em notas de dinheiro no Reino Unido. Segundo Caroline, as mensagens abusivas apareceram depois do anúncio de que o rosto da escritora Jane Austen aparecerá na nova nota de 10 libras.

Ela teria recebido cerca de 50 tuítes com ameaças por hora durante 12 horas, como "se o ataque tivesse sido coordenado" contra ela.

Além de denunciar o caso à polícia, Caroline lançou uma petição online para que o Twitter adicione o botão “Reportar abuso” para denunciar esse tipo de ameaça, que foi assinada por mais de 40 mil pessoas, segundo a “ABC Online”. Por enquanto, o microblog oferece apenas botões para o bloqueio de perfis e denúncia por spam.

Em um comunicado no sábado (27), o Twitter afirmou que usuários de iPhone já conseguem reportar tuítes abusivos e que há planos para levar a funcionalidade para outras plataformas, entre elas dispositivos Android e para a web.

O porta-voz acrescentou que o Twitter encoraja seus usuários a denunciarem qualquer pessoa que infrinja o código de conduta do serviço preenchendo um formulário específico.