Topo

Dock da Dell conecta computador a dois monitores e amplia oferta de conexões USB

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

30/07/2013 06h01

Apesar do nome pomposo e complicado, o Dell SuperSpeed USB 3.0 Docking Station é um eletrônico simples e competente. Trata-se de uma extensão para computadores compactos (notebooks, ultrabooks, netbooks) que tenham uma porta USB 3.0 – disponível nos PCs mais recentes. Com o acessório, essa única entrada ganha quatro portas USB 2.0, duas USB 3.0, uma DVI e uma HDMI (para vídeo), uma Ethernet (internet), uma de fone e uma de microfone (P2).

Direto ao ponto

Dell SuperSpeed USB 3.0 Docking Station
Adaptadores na embalagem: DVI-I para VGA e HDMI para DVI-I (para vídeo)
Portas USB: 3 USB 3.0 (uma para conectar a máquina ao dock station), 4 USB 2.0
Outros: Ethernet, entrada e saída de áudio
Compatibilidade: Windows 7 e 8
Peso: 900 gramas
Dimensões (LxAxP, em cm): 31 x 4,5 x 15
Preço sugerido: R$ 450
Pontos positivos: Oferece saídas e entradas adicionais a computadores; fácil de usar
Pontos negativos: Drivers e softwares podem engasgar; ainda oferece conflito com o Windows 8

Graças às duas conexões de vídeo, é possível conectar o notebook (ou ultrabook ou netbook) a dois monitores diferentes. Com eles ligados ao portátil, o usuário pode facilmente espelhar a área de trabalho (mostrando-a nas duas telas), por exemplo.

Apesar da facilidade e praticidade do dock station quando em funcionamento, ele peca na instalação. Para rodar e conversar com o computador portátil, é necessário instalar diversos drivers e um software proprietário (bastante fácil de operar, aliás).

O problema é que foi necessário reinstalá-los três vezes para que finalmente o acessório e o notebook finalmente viessem a falar a mesma língua.

Outra dificuldade apresentada pelo dock station foi o uso em uma máquina com a Windows 8: na ocasião, ele empacou por diversas vezes. Apesar de ter funcionado com perfeição em notebooks dotados de Windows 7, na última versão do sistema operacional foi necessário reiniciar a máquina algumas vezes, para que o programa do dock fizesse seu trabalho.

Segundo o fabricante, ele é compatível com qualquer marca. Nos testes do UOL Tecnologia, foram utilizadas somente máquinas Dell.