Topo

Aplicativos para smartphones 'aposentam' os cartões de fidelidade

Daniel dos Santos,

Do UOL, em São Paulo

05/08/2013 06h00

Há alternativas para farmácias, restaurantes, loja de perfumes e companhias aéreas, para citar alguns poucos exemplos. Se você costuma utilizar cartões de fidelidade, das duas uma: ou anda com a carteira cheia deles ou corre o risco de não tê-los à mão quando mais precisa. Mas se você possui um smartphone, pode aposentar os velhos cartões de plástico ou papel. Aplicativos gratuitos reúnem os programas de fidelidade de vários estabelecimentos, permitindo registrar a visita com a captura de QR Codes (código de barras que contém informações lidas por câmeras de smartphones), por exemplo.

Guidu Card

Gerencia os programas de fidelidade de dezenas de estabelecimentos em um único aplicativo. Para utilizá-lo, é preciso criar uma conta e tocar no botão “Perto de Mim”, que mostra os estabelecimentos na região associados ao Guidu Card, além das promoções que oferecem aos visitantes frequentes (junte dez pontos e ganhe um rodízio de pizza, por exemplo).

Na hora de pagar, o usuário captura o código que aparece na conta com a câmera do celular, para registrar sua visita no aplicativo, até atingir uma meta previamente estabelecida para receber sua recompensa.

Grátis para Android iPhone

FidMe

Este aplicativo permite capturar informações dos cartões de fidelidade tradicionais, com o uso da câmera do celular, e gerenciar em sua carteira digital os programas de pontos de estabelecimentos conveniados ao FidMe. São milhares de serviços espalhadas pelo mundo, como empresas aéreas, postos de gasolina e farmácias.

É possível fazer login com os dados do Facebook ou criar uma conta nova. Para registrar os pontos das lojas associadas, é necessário capturar o código apresentado pelo lojista na hora da compra. Também permite ganhar pontos sugerindo lojistas ou indicando amigos.

Grátis para iPhone e Android

Collact

Opção com foco na área da gastronomia. Depois de instalar o aplicativo e criar uma conta no serviço, é hora de tocar em “Explorar”. Surgem na tela os restaurantes que trabalham com o Collact, com a distância em metros, uma pequena resenha e informações sobre o que os participantes de seu plano de fidelidade digital podem ganhar.

Permite visualizar a localização dos estabelecimentos conveniados em um mapa, facilitando a chegada aos restaurantes. Para armazenar pontos, o usuário precisa pedir o QR Code ao comerciante na hora de pagar e clicar no botão Collact.

Grátis para iPhone

goFidel

Ao abrir o aplicativo, ele identifica sua localização e já mostra os serviços da região que trabalham com o goFidel – ele exibe a distância em quilômetros, mas sem mapa. Em algumas ofertas, também não há telefone para informações.

Escolhido o serviço desejado, entre opções como academias de ginástica, restaurantes e lojas de suplementos nutricionais, o usuário vai até o estabelecimento, faz a compra e pede o QR Code, que deve ser capturado com o smartphone para a soma de pontos. Reunidos os pontos necessários, o crédito fica disponível na área recompensas.

Grátis para iPhone