Topo

Sem novo iPad, venda de tablets no mundo cai 10% no 2º trimestre

Do UOL, em São Paulo

05/08/2013 16h31

A venda de tablets no mundo caiu 10% do primeiro para o segundo trimestre deste ano, segundo dados da IDC. Segundo a consultoria, a falta de um novo modelo de iPad no mercado pode ter causado essa queda.

“O lançamento de um iPad sempre atrai a atenção do consumidor para a categoria dos tablets e, tradicionalmente, isso ajuda tanto a Apple como seus competidores”, explica Tom Mainelli, diretor de pesquisas do IDC. “Sem novos iPads, o mercado caiu para muitos vendedores.”

De abril a junho, período do levantamento, foram vendidos 45,1 milhões de tablets. Apesar da queda em relação ao começo do ano, o número é 60% superior às vendas registradas no mesmo período do ano passado.

Segundo a “AP”, a Apple tem o costume de lançar a versão nova de seu iPad durante a primavera no hemisfério norte (ou seja, por volta de março). No entanto, mudou a data de seu lançamento para o terceiro trimestre para aproveitar os feriados de fim de ano, como o Natal, que elevam a venda de gadgets em geral.

A expectativa, segundo a IDC, é que as vendas continuem fracas entre julho e setembro, mas tenham alta durante o trimestre das festas e feriados de fim de ano. Isso porque além do novo iPad, são esperados outros modelos de tablets, como a atualização do Kindle Fire e da chegada ao mercado do Google Nexus 10.

A Apple continua na liderança do mercado de tablets, com 14,6 milhões de unidades vendidas durante o segundo trimestre. Em seguida, vem a Samsung, com 8 milhões de tablets, e a Asus (que fabrica o Google Nexus), com 2 milhões.