Topo

Multifuncional Expression XP-401 imprime com qualidade conteúdo de diversas fontes

Divulgação
Imagem: Divulgação

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

06/08/2013 06h00

A impressora multifuncional jato de tinta Epson Expression XP-401 agrada muito. Com amplo suporte wireless (tecnologia sem fio), ela é rápida e silenciosa no momento de fazer suas cópias – que surgem na bandeja com ótima qualidade de impressão. Além disso, a maior parte de seus botões e de seus menus é intuitiva. Mas para que se chegue ao ponto de apreciar tudo isso, o usuário precisa vencer o desafio de configurar a máquina – tarefa que não é das mais simples.

Direto ao ponto

Nome: Epson Expression XP-401
Resolução máxima (em dpi): 5.760 x 1.440 (impressão) e 1.200 x 2.400 (digitalização)
Velocidade máxima de impressão: 15 pág/min (cores); 33 pág/min (preto)
Capacidade de folhas: 100
Conectividade: Cartão de memória, USB e Wi-Fi
Dimensões (LxAxP, em cm): 39 x 14,5 x 30
Peso (em kg): 4,3
Preço sugerido: R$ 399
Pontos positivos: Repleta de recursos, permite impressão via computação em nuvem.
Pontos negativos: Difícil de ser instalada; requer conhecimento para usar todo seu potencial.

A Expression permite que o usuário imprima fotos diretamente de um cartão de memória, graças ao seu display colorido e o suporte a mídias de dados.

Ela também é compatível com o Google Cloud Print e com o aplicativo iPrint, que permitem impressões via computação em nuvem (o conteúdo fica armazenado em servidores remotos). Isso garante a impressão das fotos registradas por tablets e smartphones: basta baixar o no portátil o aplicativo correspondente, encontrar a impressora e mandar a impressão adiante.

Configuração

Para operá-la, com tudo devidamente instalado e conectado à rede, nem é necessário uma rápida visita ao manual. O problema, entretanto, é chegar até esse ponto. Sua instalação demora um bocado – nos testes do UOL Tecnologia, foram necessários mais de 30 minutos, em um computador com processador i5 de 2,53 GHz e 4 GB de RAM, para que os programas que a acompanham estivessem em funcionamento.

Os passos seguintes - colocá-la em rede e torná-la acessível ao Google Cloud Print - também demandaram paciência. Ora nem todas as máquinas da rede a encontravam, ora a encontravam e, mesmo assim, ela não imprimia.

Depois de desinstalações e reinstalações, afrouxadas de sistemas de segurança do PCs com Windows 7 e 8 e mais algum tempo lendo o manual da Epson a respeito da impressão via nuvem, finalmente ela entrou em ponto de bala. E aí, conforme dito anteriormente, a multifuncional se mostrou bastante competente.

Além das impressões via nuvem ou rede, a máquina também foi competente na realização de cópias e de escaneamentos. O software de gerenciamentos de cópias da Epson, assim como seus botões e display, é bastante intuitivo e funcional – até mesmo pessoas com pouca prática na frente do PC conseguem realizar ações. Mas para fazer a instalação e tirar proveito de tudo o que ela oferece, serão necessárias boas doses de paciência e aprendizado.