WhatsApp: entenda as setas verdes nas mensagens e evite brigas

Ana Ikeda
Do UOL, de São Paulo

  • Arte UOL

    ''Tiques'' verdes do WhatsApp indicam que mensagens foram entregues, e não lidas

    ''Tiques'' verdes do WhatsApp indicam que mensagens foram entregues, e não lidas

Quantos desentendimentos e cobranças em vão já devem ter ocorrido entre namorados, amigos e parentes por algo tão pequeno (e erroneamente interpretado): os símbolos verdes de "tique" ao lado da mensagem no WhatsApp. Muita gente pensa que essa marca significa que a mensagem foi lida, quando na verdade indica apenas que ela foi entregue no celular da pessoa.

Segundo a seção de "Perguntas e respostas" do WhatsApp, as marcas verdes têm dois significados:

Um "tique": mensagem entregue ao servidor. Significa que ela chegou à "central" do WhatsApp. A mensagem ainda não foi entregue ao destinatário. Para listar os possíveis motivos de isso ter acontecido, o aplicativo cita algumas situações:

- O telefone do destinatário pode estar desligado ou sem bateria.

- Ele pode estar dormindo, especialmente se estiver em outro fuso horário.

- Ele pode não estar conectado à internet (estar em elevador, em roaming ou sem créditos de dados).

- Ele pode ter visto a notificação na tela, mas não abriu o aplicativo para confirmar o recebimento da mensagem (muito comum no caso de destinatário com iPhone).

- Ele pode ter bloqueado você.

Dois "tiques": mensagem entregue ao telefone de seu parceiro de conversa. Não significa necessariamente que o destinatário leu a mensagem, apenas que ela chegou ao celular dele. Repetindo, de outra forma: o celular pode estar dentro do bolso ou da bolsa, a mensagem está ali no aplicativo, mas a pessoa não leu.

O WhatsApp explica ainda que no caso de mensagens em grupo, a pessoa sempre verá apenas um "tique" (o que indica que a mensagem foi entregue ao servidor).

Outras indicações mal-interpretadas
No alto da tela do chat, o WhatsApp indica o horário em que aquele contato foi visto pela última vez. Muitas pessoas interpretam isso como "ele esteve aqui tal horário e não leu a mensagem que enviei nesse mesmo horário".

O "visto pela última vez", segundo a própria empresa, indica o horário em que o contato saiu do WhatsApp. Se você enviou a mensagem e ela não foi respondida, a pessoa simplesmente pode não ter aberto a tela do seu chat: ela saiu do aplicativo sem ler o que você enviou.

Para quem tem Android, não é possível desligar essa marcação. Se você não quer ser "visto pela última vez" por alguém, deve bloquear esse contato. Já no iPhone, isso é possível em Opções > Opções de conversa> Avançado. Ao desabilitar "Visto por último" no aparelho da Apple, o aplicativo não mostra quando o usuário se conectou pela última vez (essa configuração leva até 24 horas para ser ativada).  

Por último, o aplicativo permite que você escolha se quer ver ou não a hora em que as mensagens foram enviadas ou recebidas. Ela aparece bem pequena ao lado dos balões do chat. De novo, isso não indica que "a pessoa leu a mensagem tal horário", só qual hora ela foi entregue no celular do destinatário.

Então, para ter sossego, evite ficar comparando esse horário ao do "visto pela última vez": eles têm significados diferentes.

Notícias relacionadas

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos