Topo

Pai diz que estranho invadiu babá eletrônica e xingou sua filha de dois anos

Babá eletrônica acima (esq) foi invadida e controlada remotamente por hacker, segundo pai de criança  - Reprodução/ABC News
Babá eletrônica acima (esq) foi invadida e controlada remotamente por hacker, segundo pai de criança Imagem: Reprodução/ABC News

Do UOL, em São Paulo

14/08/2013 12h14

Marc e Lauren Gilbert, de Houston (Texas, EUA), dizem que um estranho hackeou a babá eletrônica usada pelo casal e xingou sua filha de dois anos. Em entrevista à rede ABC, Gilbert diz que o desconhecido conseguiu controlar remotamente a direção da câmera e a falar com sua filha, Allyson. A garota só não acordou, segundo o pai, porque é surda.

Em entrevista à rede ABC, Gilbert contou que estava lavando a louça no sábado (10), depois de sua festa de aniversário. Ele ouviu barulhos estranhos vindo do quarto de Allyson, que estava dormindo, e disse ter percebido haver algo errado. Quando ele e a mulher se aproximaram, ouviram uma voz estranha xingando a garota e dizendo para ela acordar.

O suposto hacker teria então xingado os pais da garota. Gilbert disse que correu para desconectar o aparelho e entender o que estava acontecendo. “Eu não conseguia vê-lo. Tudo o que consegui foi ouvir sua voz e ver que ele estava controlando a câmera”, relatou. Segundo Gilbert, o homem tinha um sotaque “britânico ou europeu”.

“De certa forma, foi uma benção”, disse o pai, sobre a surdez de sua filha. “Se ela tivesse ouvido, seria um problema.” Ethan, 3, o outro filho do casal, estava dormindo e só acordou depois da confusão. Gilbert diz não saber se isso já havia acontecido antes.

Stalker: saiba como agem os 'perseguidores' na web

Ele contatou seu provedor de internet, que o disse para trocar a senha, e agora deixa a babá eletrônica desconectada. “Não acho que vou conectá-la novamente.” 

Controle remoto
Recentemente, a estudante universitária Rachel Hyndman ganhou atenção no Reino Unido ao contar como hackers controlavam remotamente a câmera de seu computador (webcam). Segundo ela, com essa invasão desconhecidos puderam vê-la até mesmo tomando banho.

Rachel percebeu que algo estava errado com seu computador quando a câmera ligou sozinha – na ocasião, ela assistia a um filme no notebook enquanto tomava banho. "Eu estava na banheira, tentando relaxar e os programas começaram a aparecer como se um fantasma estivesse usando a máquina. Eu não conseguia controlar."

Ela só conseguiu voltar a dar comandos para o computador quando o desconectou da internet.

A prática é chamada de ratting – o termo vem da sigla RAT, que em inglês significa ferramenta de administração remota. Com ela, pessoas mal-intencionadas podem controlar o computador remotamente após instalar um programa na máquina. Assim, é possível ligar a webcam do computador sem intervenção do usuário, como no caso relatado por Rachel.