Topo

Postar muitas fotos no Facebook pode prejudicar relacionamento com amigos, diz pesquisa

Fominhas em compartilhar fotos no Facebook podem ter relação com os amigos afetada negativamente - Dado Ruvic/Reuters
Fominhas em compartilhar fotos no Facebook podem ter relação com os amigos afetada negativamente Imagem: Dado Ruvic/Reuters

Do UOL, em São Paulo

14/08/2013 14h27Atualizada em 14/08/2013 14h34

Um estudo britânico concluiu que compartilhar muitas imagens no Facebook pode prejudicar o relacionamento com amigos e familiares. De acordo com a pesquisa, feita em parceria entre quatro universidades do Reino Unido (Birmingham, West of England, Edinburgh e Herito-Watt), a quantidade e o assunto das fotos postadas têm um impacto – geralmente negativo e também na vida real – no relacionamento com as pessoas.

A pesquisa afirma que os amigos do Facebook não parecem lidar bem com usuários que publicam constantemente fotos. “As informações que postamos para nossos amigos na verdade são vistas por distintas categorias de pessoas [familiares, conhecidos, amigos, colegas de trabalho, etc] e cada grupo interpreta aquele conteúdo compartilhado de uma forma diferente”, explica David Houghton, da Universidade de Birmingham.

O problema dos “exibidões” em publicar imagens é não configurar as informações de privacidade. Segundo o estudo, Uma pessoa, por exemplo, que adora animais de estimação e publica constantemente fotos de bichos pode acabar sendo tachada de chata por não limitar a visualização dos arquivos. O ideal, aponta o estudo, seria restringir essa divulgação aos contatos que gostem do mesmo assunto.

A pesquisa também informa que amigos próximos que compartilham muitas fotos causam um impacto negativo à qualidade da amizade -- mesmo aquela fora da internet. Sobre os publicadores de fotos de eventos, o estudo afirma que há uma redução do nível de intimidade entre a pessoa que publica e seus contatos.

“Meu conselho para as pessoas que compartilham imagens [...] é tomar cuidado e pensar como aquele conteúdo poderá ser percebido pelas pessoas que terão acesso a ele. Embora postar imagens seja uma forma ótima de melhorar relacionamentos, isso pode também prejudicar uma relação”, disse Ben Marder, da Universidade de Edinburgh.

O estudo “Tagger’s delight? Disclosure and liking in Facebook: The effects of sharing photographs amongst multiple known social circles” (“Prazer em taguear? Publicação e curtidas no Facebook: Os efeitos de compartilhamento de fotografias entre múltiplos círculos sociais conhecidos”, em tradução livre) foi feito com 508 perfis da rede social.