Topo

Viciado em redes sociais, casal faz 'diário virtual' de viagem pelo mundo

Em 47 semanas, ou quase 12 meses, Caroline e Josh Eaton visitaram 17 países, publicando textos sobre os locais visitados no blog ""Traveling 9 to 5"" - Reprodução/Instagram/@traveling9to5
Em 47 semanas, ou quase 12 meses, Caroline e Josh Eaton visitaram 17 países, publicando textos sobre os locais visitados no blog ''Traveling 9 to 5'' Imagem: Reprodução/Instagram/@traveling9to5

Ana Ikeda

Do UOL, em São Paulo

21/08/2013 06h00

Imagine como seria sua vida se, em vez de seguir aquele usuário no Instagram que publica imagens lindíssimas de lugares incríveis mundo afora, você tirasse essas fotos e publicasse no seu perfil. Foi justamente por estarem cansados de viver “a aventura dos outros”, passando o dia pendurados na internet olhando as fotos de viagens alheias, que Caroline e Josh Eaton decidiram tirar um ano de férias. Deixaram para trás carreiras bem-sucedidas em Chicago (EUA) e arranjaram outro “emprego das nove as cinco”: viajar ao redor do mundo documentando a experiência em redes sociais.  

Em 2012, ambos se “aposentaram” com 26 anos e começaram a planejar a viagem. Caroline trabalhava como personal trainer e nutricionista, enquanto Josh era consultor na Deloitte. Para financiar a empreitada, cortaram extras nos gastos diários, venderam objetos que não precisavam e economizaram o máximo possível. Além disso, as milhagens que ele acumulou enquanto trabalhava reduziram consideravelmente o valor das passagens: pagaram apenas US$ 346 (cerca de R$ 830) para os dois fazerem 14 voos

Então, em 47 semanas, ou quase 12 meses, eles visitaram 17 países, publicando textos com dicas sobre os locais visitados no blog “Traveling 9 to 5” (“Viajando das ‘nove as cinco’”, expressão em inglês que define o horário mais comum de trabalho). “Viciados” em redes sociais, como eles mesmos se definem, os Eaton conseguiram manter diários de viagem atualizados no Twitter, Facebook, Instagram e Pinterest. “Às vezes sentíamos que estávamos carregando mais eletrônicos do que roupas!”, lembra Caroline.

Mas, mesmo permanecendo “hiperconectado”, o casal garante que isso não atrapalhou a experiência deles como viajantes na primeira etapa do trajeto, que ocorreu de janeiro a dezembro de 2012. “Quando você está gerenciando um blog de viagem e atualizando perfis nas redes sociais, isso definitivamente vira trabalho. Um trabalho que eu gostei de fazer, claro”, explica Caroline. “Existem destinos e semanas em que você definitivamente precisar ‘dar um tempo’ e ficar offline. E isso é ‘ok’ também.”

Para os Eaton, hoje com 27 anos, esse “ano sabático” viajando pelo mundo serviu para que pudessem repensar sobre prioridades da vida, aprender coisas novas e se concentrar no queriam da vida deles. “Por um ano, tivemos a melhor educação que poderíamos. Lições de negociação, planejamento logístico, tomada de decisões, comunicação internacional, lidar com situações em constante mudança... poderia citar até mais”, escrevem no blog. A experiência, inclusive, ainda não terminou: agora, na segunda etapa, eles continuam viajando para países que não conseguiram visitar no ano passado. 

Confira abaixo a entrevista por e-mail com Caroline Eaton.

  • Reprodução/Pinterest/Traveling 9 to 5

    Caroline durante o Ano Novo em Laos

UOL Tecnologia – Quais gadgets vocês usaram para documentar a viagem ao redor do mundo?

Caroline Eaton – Nós dois viajamos com um monte de gadgets! Cada um levou seu próprio Macbook, além de nossas [câmeras] DSLR e uma câmera básica, além dos nossos smartphones.

O mais importante foi ter levado um HD externo para fazer o backup de todas as nossas fotos. Isso porque amigos nossos perderam seis meses de fotos de viagem quando o computador deles foi roubado, então não queríamos nos arriscar a perder nossas fotos. Outros gadgets que levamos foram nossos Kindles, iPods, alguns cartões SD, baterias recarregáveis e uma extensão elétrica. Às vezes sentíamos que estávamos carregando mais eletrônicos do que roupas!

UOL Tecnologia – Vocês usaram várias redes sociais para manter informações sobre a experiência de viagem atualizada. Como vocês se organizaram? Às vezes sentiam que a tarefa era muito pesada ou acabava atrapalhando a própria viagem?

Caroline – Quando você está gerenciando um blog de viagem e atualizando perfis nas redes sociais enquanto viaja isso definitivamente vira trabalho. Um trabalho que eu gostei de fazer, claro! Houve vezes, por exemplo, quando passamos um mês dirigindo em um safári por Botswana e pela Namíbia, que ficamos todo o período da viagem desconectados da internet, mas em outras ocasiões nos sentimos completamente conectados a nossas redes sociais.  

Você entra numa rotina de tirar fotos do que come antes de comer, pedir a estranhos para tirar fotos de você e encontrar locais e pessoas interessantes para compartilhar [nas redes sociais]. Amo as fotos, memórias e conexões que fizemos porque escolhemos permanecer conectados durante a viagem, mas existem destinos e semanas em que você definitivamente precisar “dar um tempo” e ficar offline. E isso é “ok” também!

  • Reprodução/Instagram/@traveling9to5

    Acima, o casal toma banho de vapor em Baños, Equador

UOL Tecnologia – Como vocês equilibraram essas duas coisas: ficar conectado às redes sociais e aproveitarem o tempo offline?

Caroline – Nossos turnos dependiam do país em que estávamos viajando e do local para onde iríamos depois dele. Quando sabíamos que íamos passar um tempo fora de contato, nos gastávamos um tempo extra preparando e agendando conteúdo para que tudo permanecesse “andando” [nas redes sociais] enquanto estivéssemos fora. Tentamos gastar pelo menos três dias por semana “trabalhando” e os outros quatro viajando e aproveitando isso.

Agora, vamos agendar dias, semanas e meses em que nos concentraremos em projetos específicos ou apenas trabalho, seguidos de períodos offline e de viagem ininterrupta.

UOL Tecnologia – O que vocês diriam para as pessoas que estão pensando em viajar como vocês sobre esse equilíbrio entre permanecer online/offline?

Caroline – Não deixe que isso estresse você. Se estiver em um lugar que inspira você a ficar fora, explorar e conhecer a cultura local, então desligue os seus gadgets e não se arrependa disso.

Agende estadias mais longas nas cidades grandes que tenham conexões de internet mais velozes. Quando você está viajando nesses locais, as condições de tráfego de dados são melhores do que em ilhas ou cidades pequenas. Então, inclua uma semana extra de “trabalho” no seu itinerário [para publicar nas redes sociais as informações colhidas] nesses locais com melhor infraestrutura. Isso vai ajudá-lo a se sentir menos estressado a partir do momento em que você fica “uma semana à frente” [na produção de posts] e, então, continue viajando.

Nós alugamos, por exemplo, um apartamento por um mês inteiro em Buenos Aires [Argentina] só para podermos nos concentrar em nossos projetos maiores durante a viagem.

  • Reprodução/Instagram/@traveling9to5

    Acima, imagem do Cristo Redentor, tirada pelos Eaton quando estiveram no Rio de Janeiro