Topo

GPS TomTom com tela de 6 polegadas recalcula rotas instantaneamente

Divulgação
Imagem: Divulgação

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

27/08/2013 06h00

Há três grandes atrativos no GPS TomTom Via 1600: tamanho da tela, facilidade de uso e velocidade nas respostas. O principal contra, entretanto, pode acabar encobrindo suas qualidades: o preço sugerido é de R$ 550. Há nas prateleiras equipamentos similares pela metade desse valor (além disso, diversos smartphones quebram um bom galho com seus aplicativos e sistemas de rotas integrados).

Direto ao ponto

Nome: GPS TomTom Via 1600
Tela: 6 polegadas touchscreen
Idioma: português
Autonomia de bateria: 2 horas
Dimensões (LxAxP, em cm): 16,5 x 10,5 x 2,4
Peso: 236 gramas
Preço sugerido: R$ 550
Pontos positivos: Fala o nome das ruas; tela grande; recálculo rápido de rotas
Pontos negativos: Tela áspera; preço elevado

O primeiro ponto que merece ser detalhado é sua tela de 6 polegadas. Entre as maiores do mercado de GPS, ela facilita a visualização dos mapas e a operação do eletrônico. Ainda assim, quando acoplado ao para-brisa, não incomoda ou obstrui a visão do motorista.

O segundo item que chama a atenção, e que também tem a ver com o tamanho da tela, é a facilidade de uso. Com ícones enormes e interface bastante intuitiva, mesmo pessoas pouco familiarizadas com tecnologia conseguem operá-lo. Um pequeno porém fica por conta da tela touchscreen um pouco áspera, que pede força para responder aos comandos.

Ele é tão simples de usar que o manual do TomTom se resume a um papel de instruções pouco maior do que uma folha sulfite. Entre tirá-lo da caixa e colocá-lo para operar, não foram necessários nem dois minutos. Na prática, ele também é bastante didático, já que fala o nome das ruas a serem percorridas.

Outro ponto que chamou a atenção nos testes foi a velocidade com que o equipamento recalcula rotas. Propositalmente, foram realizados caminhos diferentes àqueles indicados pelo GPS. E bastava virar uma rua errada que imediatamente ele traçava novo trajeto.  Não há tempo de espera, momentos de “mudez” ou o chato “recalculando a rota”, que boa parte dos equipamentos do mercado ainda traz.

Em resumo, trata-se de uma boa alternativa, com interface simples e um preço um tanto alto.