Brasil: venda de smartphones cresce 110% no ano e supera celulares comuns
A venda de smartphones (aparelhos com sistema operacional robusto) chegou a 8,3 milhões de unidades no segundo trimestre de 2013 no Brasil, um crescimento de 110% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo estudo da consultoria IDC divulgado nesta quarta-feira (28), esses telefones superaram pela primeira vez a venda de celulares “comuns”, também chamados de feature phones: 54% contra 46% do total de unidades comercializadas.
Essa mudança já havia sido registrada globalmente também pela IDC no primeiro trimestre do ano. No período, foram comercializados em todo o mundo 216,2 milhões de smartphones, valor correspondente a 51,6% do total de telefones celulares vendidos (total de 418,6 milhões).
Dos 8,3 milhões de smartphones comercializados, 90% rodavam sistema operacional Android (o restante do mercado fica principalmente com iOS, da Apple, Windows e Blackberry OS). Os aparelhos inteligentes com suporte a mais de um chip corresponderam a 40% das vendas (ante 15% do mesmo período em 2012). Já o preço médio desses aparelhos no mercado brasileiro ficou em US$ 240 (cerca de R$ 560), contra US$ 316 (cerca de R$ 735) no primeiro trimestre do ano.
Se considerado todo o mercado de celulares no Brasil (soma de telefones simples e inteligentes), o crescimento ao ano foi de 3%, chegando a 15,5 milhões. Isso porque, enquanto os smartphones subiram 110%, os feature phones apresentaram retração de 35%, com 7,2 milhões de unidades comercializadas.
Entre os motivos para a popularização dos aparelhos mais robustos, estão a ampliação de oferta de produtos em diferentes faixas de preço, o aumento das promoções e a forma como os aparelhos estão sendo expostos - tanto na operadora como no varejo. Leonardo Munin, analista de mercado da IDC Brasil, também aponta a desoneração fiscal aplicada aos smartphones de até R$ 1.500 como um fator importante, pois reduziu os preços.
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