Topo

Mapa que mostra indicadores de MG ganha prêmio de análise de dados

Do UOL, em São Paulo

28/08/2013 19h43Atualizada em 29/08/2013 15h47

Uma ferramenta que mostra a evolução de indicadores do Estado de Minas Gerais ganhou o “BI & Big Data Award”, premiação dada a aplicações de empresas ou governos que se destacam no ramo de análise de dados. O prêmio foi entregue nesta terça-feira (27) durante conferência da IDC Brazil, consultoria de mercado especializada em tecnologia e telecomunicações.

Chamada de "Mapa de Resultados", a ferramenta está disponível na internet para a população. A partir dela, o usuário consegue, por exemplo, consultar taxa de mortalidade por acidentes, dados de desempenho escolar por cidade e arrecadação de impostos por município. Não é necessário cadastro para ter acesso às informações.

A ferramenta conta com três interfaces: Painel de Indicadores, Perfil Municipal e Dados. Por meio delas, é possível filtrar as informações e visualizá-las por meio de mapas, gráficos, tabelas e relatórios.

Lançado em 2012, o "Mapa de Resultados" foi criado com o objetivo de tornar públicas informações dos principais indicadores do Estado e para facilitar na tomada de decisão dos governantes. Segundo o governo, os próximos planos para a ferramenta são incluir novos indicadores e continuar investindo na atualização de dados públicos.

O "Mapa de Resultados" pode ser acessado em www.numeros.mg.gov.br.