Topo

Facebook: saiba ajustar notificações de jogos para não importunar amigos

Divulgação
Imagem: Divulgação

Ana Ikeda

Do UOL, em São Paulo

30/08/2013 06h00Atualizada em 01/12/2021 11h06

Você pode estar na fase 341 do "Candy Crush" e quer contar ao mundo sua enorme façanha, mas acredite: muitos dos seus amigos não querem saber disso e odeiam notificações de jogos no Facebook. Então, para não ganhar o título de "mala" da turma, não custa nada ajustar algumas configurações de privacidade antes de sair jogando (e importunando) os outros.

Passo #1
Antes de começar a jogar, você pode restringir a publicação de posts do aplicativo na sua linha do tempo. Clique na seta para baixo e abra as opções de visibilidade do conteúdo ("Quem pode ver as publicações...") e selecione "Personalizado".

Ali você pode escolher grupos de amigos mais próximos ou apenas as pessoas que também jogam. Clique então em "Salvar alterações":

  • Reprodução

Isso impedirá que eventuais posts do jogo apareçam para todos os contatos do seu perfil.

Passo #2
Logo que você passa de nível em um jogo, é comum aparecer uma janela para que você publique seu "feito". Mesmo que você esteja "morrendo de vontade" de contar aquilo para todo mundo, respire fundo, conte até dez e reconsidere se vale mesmo a pena compartilhar aquele post na sua timeline.

Mas se você não resiste mesmo à tentação, ao menos ajuste a visibilidade do post antes de publicá-lo. Vá no ícone dos bonecos e escolha "Personalizado" (Custom). Selecione em "Pessoas ou listas específicas" apenas o grupo de amigos mais próximos ou somente algumas pessoas, digitando o nome delas:

  • Reprodução

Passo #3
Também é comum que os jogos sociais venham com um botão para você "Convidar" amigos para jogar. Use esse recurso com muita (muita mesmo) moderação. Isso porque além do joguinho que você adora há milhares de outros sendo jogados (por outros contatos no Facebook do seu amigo). Então, se "todo mundo" sair convidando "todo mundo", no final do dia cada pessoa recebe "zilhares" de notificações de jogos - e acaba nem vendo comentários e curtidas sobre outros assuntos.

Para evitar isso, faça o ajuste no convite: marque apenas as pessoas mais próximas e nunca deixe a caixa "Selecionar tudo" ativada. Só então clique em "Convidar":

  • Reprodução

Passo #4
Se você é o melhor amigo da pessoa viciada em joguinhos do Facebook (pois é, acontece), não precisa abalar a amizade excluindo esse contato do seu perfil. Alguns ajustes podem ajudá-lo a bloquear as solicitações que chegam diariamente a sua conta, sem "magoar" o amigão. Acompanhe abaixo: