Topo

Quem envia SMS a motorista é corresponsável por acidente, decidem EUA

David e Linda Kubert chegaram a um acordo com o motorista causador do acidente, Kyle Best. O casal estava em uma moto quando foi atingido pelo veículo de Best. Kubert teve a perna amputada acima do joelho; sua mulher, Linda, teve a parte inferior da perna esquerda amputada - Reprodução
David e Linda Kubert chegaram a um acordo com o motorista causador do acidente, Kyle Best. O casal estava em uma moto quando foi atingido pelo veículo de Best. Kubert teve a perna amputada acima do joelho; sua mulher, Linda, teve a parte inferior da perna esquerda amputada Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

30/08/2013 12h46

A Justiça de Nova Jersey, nos Estados Unidos, decidiu que uma pessoa que envia SMS (mensagens de texto via celular) para um motorista dirigindo pode ser responsabilizada também caso ele provoque um acidente.

Segundo informações da “AP”, a decisão foi tomada no julgamento de uma ação movida pelo casal Linda e David Kubert. Eles andavam em uma moto quando foram atingidos por um carro dirigido por Kyle Best, 19, na cidade de Mine Hill Township em 2009. Linda e o marido tiveram as pernas esquerdas amputadas.

O jovem trocava mensagens pelo celular com a namorada ao causar o acidente – ambos foram processados pelas vítimas. Os Kubert pediram US$ 500 mil (R$ 1,1 milhão) de indenização de Best, que foi condenado em 2012 a pagar o valor.

A corte estadual de apelações afirmou que alguém que envia um SMS para o motorista pode ser corresponsável pelo acidente se souber que a mensagem será lida enquanto o destinatário está dirigindo. Mas apesar da decisão, como não havia provas suficientes de que a namorada sabia que o adolescente estava dirigindo ao receber o SMS, a ação contra ela foi julgada improcedente.

Os Kuberts ainda podem apelar da decisão na Corte Suprema de Nova Jersey.

Usar smartphone ao volante é mais perigoso que celular comum