Topo

Motorista que se distraiu com GPS e matou ciclista é condenada à prisão

Victoria McClure admitiu que estava dirigindo de forma descuidada; ela ia para um chá de bebê  - Reprodução/Daily Mail
Victoria McClure admitiu que estava dirigindo de forma descuidada; ela ia para um chá de bebê Imagem: Reprodução/Daily Mail

Do UOL, em São Paulo

02/09/2013 16h30

A britânica Victoria McClure, 38, foi condenada a um ano e seis meses de prisão por ter atropelado e matado um ciclista ao se distrair usando o GPS do carro, conforme sentença dada nesta segunda-feira (2). O acidente ocorreu na cidade de Reading, no Reino Unido, em setembro de 2012.

Segundo o “Daily Mail”, Victoria dirigiu "cegamente" por quase 20 segundos, antes da colisão, enquanto ajustava o GPS do carro. Ela queria dar zoom na imagem que aparecia na tela, conforme disse em depoimento à polícia, enquanto ia a um chá de bebê.

O ciclista Anthony Hilson, 46, morreu em decorrência de "ferimentos graves" na cabeça. Ele era casado, tinha dois filhos e havia saído de casa para dar uma volta de bicicleta.

A mulher admitiu que estava dirigindo de forma descuidada, mas negou a acusação de que teve um comportamento perigoso ao volante. Não foram registradas marcas de brecada, e testemunhas não ouviram a motorista buzinar.  A velocidade máxima no local é de 100 km/h; Victoria estava dirigindo a cerca de 80 km/h.

O promotor público Matthew Walsh afirmou que, na via do acidente, os motoristas têm uma boa visibilidade de 500 metros à sua frente. "Se ela estivesse dirigindo a uma velocidade de 100 km/h, levaria 18 segundos para percorrer o trecho [...]. Em outras palavras, ela teve 18 segundos ou mais para ver o ciclista, mas não o viu", afirmou.

Victoria deve cumprir metade da sentença na prisão e também não poderá dirigir por dois anos e meio quando estiver em liberdade.

Usar smartphone ao volante é mais perigoso que celular comum