Topo

Emojis levam imagens divertidas a seu smartphone; saiba como usá-los

Galeria de Emojis do sistema operacional iOS, do iPhone; caracteres viraram sensação no Japão e mania se espalhou pelo mundo - Reprodução
Galeria de Emojis do sistema operacional iOS, do iPhone; caracteres viraram sensação no Japão e mania se espalhou pelo mundo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

03/09/2013 06h00

Quem utiliza (ou utilizou) programas de mensagem instantânea como Skype ou Windows Live Messenger está acostumado com os emoticons (aquelas carinhas ou imagens que contam com diversos formatos). Porém, com a popularização de dispositivos móveis, outro tipo de figuras ficou conhecido: os emojis.

Os emojis (palavra que significa “pictograma” em japonês) são uma biblioteca com várias imagens divertidas que são usadas principalmente em mensagens de texto enviadas pelo celular. Esses caracteres, muito famosos no Japão, juntam emoticons, letras e números em formatos diferentes e imagens de animais ou objetos. 

Essa biblioteca de caracteres ficou mais conhecida fora do Japão com a inclusão de um dicionário com os caracteres no sistema operacional iOS, da Apple. Dessa forma, usuários do mundo todo com iPhone podem usar as carinhas ou símbolos antes restritos a dispositivos japoneses.

Veja a seguir como utilizar emojis em seu smartphone:

No sistema iOS

Vá em Ajustes > Geral > Teclado e selecione o item "Teclados".

Escolha a opção “Adic. Novo Teclado” e clique sobre “Emoji”. Esse processo vai fazer com que o teclado de emojis seja habilitado em seu aparelho.

Para os emojis aparecerem, é necessário que o usuário clique no ícone do globo (que aparece quando o teclado convencional está ativado) e selecione a figura que deseja. 

  • Reprodução

    Parte da galeria de emojis disponível no sistema operacional iOS 6 do iPhone

No Android

  • Reprodução

    Emojis do "Emojis Keyboard" para Android

Nem todas as versões do Android vêm com Emoji. Portanto, é necessário instalar algum aplicativo com a biblioteca de ideogramas para depois habilitar no aparelho.

Baixe o aplicativo Emoji Keyboard.

Vá em Configurações > Idioma e inserção.

Marque a opção "Emoji Keyboard" e depois clique sobre Padrão. Neste item, mude para "Emoji Keyboard".

Depois disso, o usuário terá no teclado o ícone de uma estrela que permite alternar entre caracteres alfanuméricos e emojis.

No Windows Phone

  • Reprodução

    Tela do aplicativo Emojicons para Windows Phone

Para incluir emojis no Windows Phone, é necessário instalar algum aplicativo com a biblioteca de ideogramas.

Clique no ícone do Market Place (loja de aplicativos do Windows Phone) e busque o aplicativo Emojicons.

Acesse o programa após a instalação. Caso o usuário queira utilizar emojis em uma mensagem, ele deverá escrever todo o conteúdo no Emojicons (os emojis podem ser ativados ao tocar no ícone de carinha sorrindo)

Para enviar a mensagem, clique no botão enviar (localizado na parte central inferior do aplicativo) e, na sequência, escolher o contato.

Observação: Apesar de ser usado em vários aparelhos, é possível que a pessoa que for receber o emoji não consiga visualizá-lo corretamente. Geralmente, os caracteres são substituídos por pontos de interrogação ou retângulos vazios.

As causas mais comuns para isso são a incompatibilidade de rede entre as operadoras e falta de suporte a aparelhos simples – o recurso só funciona em smartphones.