Topo

Samsung apresenta relógio Galaxy Gear e smartphone Galaxy Note 3

Juliana Carpanez

Do UOL*, em Berlim (Alemanha)

04/09/2013 14h29Atualizada em 04/09/2013 16h08

A fabricante de eletrônicos sul-coreana Samsung apresentou nesta quarta-feira (4) o smartwatch (relógio inteligente) Galaxy Gear, a terceira edição do smartphone Galaxy Note (chamado Note 3) e uma nova versão do  tablet Galaxy Note 10.1. Os aparelhos foram apresentados durante coletiva de imprensa realizada em Berlim (Alemanha), um dia antes do início da IFA 2013, evento de tecnologia realizado anualmente no país. Os portáteis estarão disponíveis a partir de 25 de setembro em 149 países – a fabricante não especificou se o Brasil está na lista.

Galaxy Gear

  • Divulgação

    Relógio inteligente Galaxy Gear, da Samsung, funciona como um espelho do smartphone

Nos Estados Unidos, o Galaxy Gear será vendido por US$ 299 (cerca de R$ 704). Ele pertence à categoria dos relógios inteligentes, que funcionam como "espelho" do telefone celular, conectando-se ao smartphone para dar comandos – caso de fazer e receber ligações, além de receber mensagens de texto. Com eles, é possível usar algumas funções do telefone sem tirá-lo do bolso.

"O relógio é um complemento para a experiência do smartphone", disse J.K. Shin, diretor-executivo da direção móvel da Samsung, durante a apresentação do produto.

O Galaxy Gear conta com um processador de 800 MHz, uma tela de 1,63 polegadas, 4 GB de memória interna e conexão bluetooth (pela qual o dispositivo se conecta com um smartphone). O relógio ainda vem com uma câmera de 1,9 megapixel com função de auto-foco. A ideia da câmera, segundo a Samsung, é que os usuários possam tirar fotos durante atividades físicas ou compartilhar imagens do cotidiano em redes sociais.

Para tirar uma foto, basta apontar o pulso em direção à cena para acionar o disparador. A câmera fica posicionada na lateral da pulseira do Gear. Para impedir fotos “indiscretas”, no entanto, a Samsung desabilitou a possibilidade de deixar o som de disparo mudo quando a foto é tirada com esse tipo de comando.

O relógio terá aplicativos nativos em uma versão reduzida. Segundo a empresa, virá junto com o aparelho o Evernote (para organização pessoal), a rede social Path, o MyFitnessPal (que ajuda a controlar informações de atividade física e alimentação), o Line (que permite enviar mensagens pela internet), o RunKeeper (para o monitoramento de atividades físicas), entre outros.

Veja um smartwatch em ação

A função Smart Relay sincroniza o relógio ao smartphone: se o usuário está lendo um e-mail no relógio, ele automaticamente aparece, com um gesto simples, na tela do celular.

Com o relógio, também é possível receber e fazer ligações, bastando fazer o tradicional gesto de “telefonar” com a mão perto da orelha. O Gear também aceita comandos de voz, conhecidos como S Voice.

Galaxy Note 3

O Galaxy Note 3 tem tela maior, é mais leve que a versão anterior e conta com uma bateria de maior duração. Além de uma nova edição da caneta S Pen, o dispositivo contará com a ferramenta de segurança Knox, da Samsung -- ela protege com criptografia as informações contidas do smartphone.

David Park, da equipe de Marketing da Samsung, explicou as novidades da S Pen, caneta inteligente usada com a linha Galaxy Note. “É muito mais que uma caneta para desenhar e escrever”, destacou. Agora, com o menu Air Command, o usuário terá um atalho na tela ao apontar a caneta para o smartphone. Ele leva a funções existentes em versões antigas, como o S Memo (notas), Scrapbook (rascunhos) e S Finder (busca). 

A terceira edição do Galaxy Note tem tela de 5,7 polegadas, pesa 168g e conta com uma moldura bem fina na tela. O acabamento traseiro do dispositivo é de um material que imita couro e conta com capas em nove cores diferentes para personalização.

O aparelho será comercializado em duas edições: uma com processador quad-core (quatro núcleos) de 2,3 GHz que funciona em redes 3G e 4G (que funciona em todos os tipos de redes LTE disponíveis); e outra com processador octa-core (oito núcleos) de 1,9 GHz para redes 3G. A tela do smartphone é de 5,7 polegadas e o sistema operacional embarcado é o Android 4.3 com modificações da Samsung. A câmera traseira do dispositivo é de 13 megapixels e a frontal tem resolução de 2 megapixels.

No que diz respeito a recursos de software, o novo Note traz várias funcionalidades s já presentes no Galaxy S4 como a função de filmar com a câmera traseira e frontal ao mesmo tempo e o S Voice (que permite executar comandos inteligentes de voz).

Nova versão do Galaxy Note 10.1

A Samsung também anunciou uma nova versão de seu tablet Galaxy Note 10.1, que virá com tela WQXGA Super clear LCD de 2560x1600 pixels de resolução, além de um processador oito núcleos de 1.9 GHZ, 3 GB de RAM e sistema Android 4.3 (Jelly Bean). Com mais “potência”, o tablet pretende atender usuários que necessitam de maior produtividade e experiência multitarefa.

Com o sistema Multi Window (multijanelas), os usuários vão poder rodar separadamente duas telas de um mesmo aplicativo e, com ajuda da caneta S Pen, manusear o conteúdo de um lado a outro das janelas, que também funciona com o menu Air Command.  A caneta também permite que o usuário desenhe uma janela de qualquer tamanho  e acessar instantaneamente recursos especiais em aplicativos como YouTube e calculadora, por exemplo. O tablet terá ainda conectividade Wi-Fi, 3G e 4G. 

  • Divulgação

    Galaxy Note 10.1 tem tela de 10,1 polegadas e processador octa-core (de oito núcleos)

* A jornalista viajou a convite da Philips.