Topo

Botão traseiro faz do G2 smartphone ideal para adeptos aos autorretratos

Botão traseiro está localizado exatamente onde fica o dedo indicador do usuário - Juliana Carpanez/UOL
Botão traseiro está localizado exatamente onde fica o dedo indicador do usuário Imagem: Juliana Carpanez/UOL

Juliana Carpanez*

Do UOL, em São Paulo

07/09/2013 19h45

Com tela full HD de 5,2 polegadas, o LG G2 encaixa tão bem na mão quanto outros smartphones de ponta da fabricante, como o Optimus G e o Nexus 4 (importante fazer a ressalva que a autora do texto é fã deste último aparelho). E um detalhe reforça ainda mais a sensação de conforto no G2: um botão na parte traseira, que comanda a câmera, elimina a necessidade de malabares para fazer autorretratos. Portanto, se você é um adepto aos “selfies”, a novidade deve ser considerada na sua próxima troca de aparelho.

O G2 foi anunciado em agosto e está exposto na feira de tecnologia IFA 2013, realizada em Berlim (Alemanha). Duas operadoras norte-americanas anunciaram seu lançamento ainda em setembro, por preço inicial de US$ 200 (cerca de R$ 460) com contrato de fidelidade.

O celular não tem botão na parte dianteira e pode ser ativado quando o usuário encosta na tela (em um gesto pouco natural para esse tipo de produto, e mais comum no uso de portas, a fabricante propõe uma batidinha na tela com o nó dos dedos). Pode fazer mais sentido acioná-lo usando o botão central traseiro, localizado exatamente onde fica o dedo indicador do usuário.

Recursos
Se apertar o tal botão para cima, o aparelho abre um aplicativo para registrar notas (quick memo). Para baixo, aciona a câmera: e é justamente aí que está a facilidade dos autorretratos feitos com a opção dianteira, de 2 megapixels. A câmera traseira tem 13 megapixels e recursos que fazem dela uma opção interessante para os fãs de fotos.

Direto ao ponto

Nome:LG G2
Sistema:Android 4.2.2
Processador:Snapdragon 800 (quad-core de 2,26 GHz)
Câmera:13 megapixels
Memória:2GB
Armazenamento:32 GB
Dimensões:138,5 mm x 70,9 mm x 8,9 mm
Conectividade:Wi-Fi, 3G e 4G

Uma tecnologia chamada OIS (estabilizador óptico de imagem, na sigla em inglês), por exemplo, impede que os cliques saiam tremidos, mesmo quando o celular está chacoalhando. Há também o modo dual-camera, que junta na mesma tela as imagens registradas simultaneamente pela câmera frontal e traseira. O zoom óptico chega a 8 x.

Outra função interessante – que não pôde ser testada, devido ao ambiente barulhento da feira de tecnologia – é a chamada High Quality Sound. Como o nome diz, promete som de alta qualidade que “impacta o áudio da mesma forma que os vídeos de alta resolução impactam as imagens”.

O G2 também funciona como controle remoto para aparelhos de TV, de som, Blu-ray, ar condicionado e projetor de diversos fabricantes. Basta escolher o tipo de eletrônico e selecionar uma das diversas marcas já cadastradas (LG ou concorrentes) para o telefone enviar os comandos via infravermelho. Esse recurso também não pôde ser testado durante o evento em Berlim.

O telefone tem 2 GB de memória RAM, processador quad-core (quatro núcleos) de 2,26 GHz, 32 GB de capacidade de armazenamento, compatibilidade com redes 3G e 4G. A novidade roda Android 4.2.2, que não é a versão mais atualizada do Jelly Bean (atualmente na versão 4.3) .

* A jornalista viajou a convite da Philips