Topo

Programa gratuito ajuda a fazer backup de arquivos do PC; aprenda a usar

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

10/09/2013 09h43

O leitor Wanderley entrou em contato com o UOL Tecnologia perguntando quais as melhores ferramentas para fazer backup de seus arquivos. O internauta gostaria de fazer cópias de segurança de seus e-mails e dos documentos de seu notebook com Windows 7.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Para fazer cópias de segurança de seus arquivos, você pode utilizar serviços de computação em nuvem ou também copiá-los para um disco externo. Caso você escolha a segunda opção, uma ferramenta útil é o programa gratuito EzBack-it-up.

Depois de instalar e abrir o programa, siga o passo a passo para usá-lo.

1. Clique em “Job” e, na sequência, em “Save”.

2. Dêum nome para o processo de backup(no exemplo, Back1). Depois, em “Destination”, clique nas reticências. Encontre o local onde quer armazenar as cópias de segurança (pode ser um HD externo, pendrive, cartão). Clique em OK. Depois, em “Save”.

3. Selecione e arraste as pastas da janela File Explorer (automaticamente, ela exibe os arquivos disponíveis no seu computador) para a Files and Folders to be Backed Up.

4. Agora, basta entrar em “Action”e “Start BackUp”. Quando a operação terminar, você terá seus arquivos copiados no lugar que escolheu.