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Relógios inteligentes só passam de ano com ''cola'' do telefone celular

O relógio Gear vem com uma câmera de 1,3 megapixel com função de foco automático - Rainer Jensen/EFE
O relógio Gear vem com uma câmera de 1,3 megapixel com função de foco automático Imagem: Rainer Jensen/EFE

Juliana Carpanez*

Do UOL, em Berlim (Alemanha)

11/09/2013 06h00

A feira de tecnologia IFA 2013 “oficializou” a era dos relógios inteligentes de pulso, também chamados de “smartwatches”. Durante o evento realizado em Berlim, a Sony exibiu a segundo geração de seu produto (pouco conhecido), enquanto Samsung estreou o Galaxy Gear fazendo barulho. Empresas de menor porte também apresentaram seus smartwatches, que até pouco tempo atrás eram exclusividade de companhias desconhecidas.

Em comum, esses gadgets têm tamanho grande e inteligência pequena – a última característica é contraditória, se considerado o nome da categoria. Com recursos limitados e sem conexão com a internet, os smartwatches precisam se conectar aos smartphones para receber conteúdo. Em outras palavras, devem “colar” de quem é mais inteligente para passar de ano.

Somente assim, eles conseguem levar até o pulso as informações que o usuário já está acostumado a ver na tela do celular. Caso contrário, basicamente mostram as horas e acabam servindo mais como acessório de moda – se é que o usuário aprecia o estilo “cebolão”.

Chip embutido
A exceção fica por conta de um desconhecido modelo da empresa alemã Pearl, que teve a (inteligente) ideia de acoplar um chip de celular ao relógio, tornando-o autossuficiente.

Dessa forma, o usuário pode fazer e receber ligações, navegar na internet, baixar aplicativos, tirar fotos e acessar na telinha de 1,5 polegada outros recursos disponíveis para smartphone Android (a versão do relógio é a Jelly Bean 4.2.2). O modelo já está disponível no mercado europeu por 200 euros (cerca de R$ 600).

Galaxy Gear

Galaxy Gear: veja como o relógio inteligente funciona

Apesar de limitado, o smartwatch da Samsung foi o que mais chamou atenção durante o evento em Berlim. Com microfone e alto-falante integrado, o Galaxy Gear permite que o usuário fale ao telefone quando leva a mão à orelha (para isso, é preciso ter por perto um da linha Galaxy). A telinha de 1,6 polegada exibe mensagens e roda alguns poucos aplicativos.

Um recurso interessante é a câmera com 1,9 megapixel posicionada na parte externa da pulseira – na tela sensível ao toque do relógio, o usuário visualiza a imagem a ser clicada. Para impedir fotos "indiscretas", a Samsung desabilitou a possibilidade de deixar o som de disparo mudo.

O Galaxy Gear será vendido a partir de 25 de setembro e custará US$ 299 (cerca de R$ 684) nos Estados Unidos.

Smartwatch 2
A segunda geração do relógio inteligente da Sony consegue ser ainda mais limitada que o modelo da Samsung – ele só sai na frente se o recurso de lanterna (sim, lanterna) for considerado uma vantagem. Seu lançamento está previsto para setembro, com preço sugerido de 199 euros (cerca de R$ 600).

Algumas vezes, o gadget chega a cobrar uma espécie de 'pedágio' para realizar funções: nesses casos, é mais fácil deixá-lo de lado e dar as ordens direto no telefone.

Isso acontece, por exemplo, para as fotos. Como o relógio não tem câmera, ele funciona apenas como um disparador do celular – este, por sua vez, envia a imagem clicada para a telinha do Smartwatch 2. Na função de telefone, você até consegue digitar o número, mas será necessário pegar o smartphone caso a pessoa do outro lado atenda à ligação.

Com a opção da Sony, não é possível sequer responder a mensagens de texto (coisa que seu telefone do início dos anos 2000 já fazia). Em vez de digitar o que quiser, o usuário só tem a opção de usar respostas pré-programadas.

*A jornalista viajou a convite da Philips