Topo

Aplicativos permitem escrever à mão livre na tela do smartphone

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

16/09/2013 06h00

Se você não é muito fã dos teclados apertados dos smartphones, saiba que, com aplicativos específicos, é possível utilizar seu dedo como uma caneta. Dessa forma, você consegue escrever ou desenhar diretamente na tela, como em um bloquinho. Mais comuns nos tablets, esses programas também podem ser encontrados para celulares. Conheça quatro opções para iOS e Android.

Note Anytime

Disponível em vários idiomas, incluindo o português, o Note Anytime faz mais do que tomar notas escritas de “próprio punho”. Ele traz vários recursos que permitem inserir imagens, alterar cores, redimensionar textos, arrastar palavras e adicionar ilustrações em suas anotações.

Para escrever, basta deslizar o dedo pela tela. Mas é preciso se acostumar com o espaço restrito da tela do smartphone. Durantes os testes iniciais, a letra ficou mais parecida com um garrancho.

Terminada a anotação, dá para salvar, visualizar como PDF, mandar por e-mail, imprimir ou compartilhar em redes como Facebook, Twitter e Tumblr.

Grátis para iPhone Android

Use Your Handwriting Gold

Com este aplicativo, a tela do smartphone vira uma espécie de quadro negro, no qual o dedo funciona como um giz. Assim que o usuário escreve uma palavra e chega ao final do espaço disponível, a tela corre para esquerda, abrindo espaço para um novo texto.

Depois que o usuário se acostuma com o sistema, o tempo de mudança padrão de tela parece ficar lento. Mas isso pode ser ajustado nas configurações, no item Prefs > Writing Speed.

Para apagar o que você escreveu, basta sacudir o aparelho algumas vezes (no iPhone) ou passar o dedo três vezes sobre o texto (no caso do iPad). Também é possível apagar apenas alguns trechos ao tocar no ícone da borracha, que fica no alto da tela.

Recursos como backup online e alarmes são estão disponíveis para quem fizer o upgrade, que custa US$ 6,99 (cerca de R$ 16). Em inglês.

Grátis Para iPhone 

My Script Memo

Programa que permite criar notas curtas ou e-mails com letra cursiva. Além dos textos, o usuário pode importar fotos de sua biblioteca de imagens e inserir na nota.

Um recurso interessante é o que permite converter sua letra de mão em caracteres do teclado. Para isso, basta tocar no ícone de linhas, selecionar “Exportar como texto” e selecionar “Serviço online” (recurso que exige conexão à internet). Depois, é necessário escolher o idioma (tem português) e selecionar “Converter”.

Nos testes feitos pelo UOL Tecnologia, o nível de acerto foi bom, apesar de não reconhecer alguns caracteres. Fica devendo o recurso de rolagem de página.

Grátis Para iPhone

Handwriting

A ferramenta gratuita para Android permite inserir fotos nas suas anotações e compartilhar os arquivos criados via e-mail, Bluetooth, Picasa, WhatsApp e SMS.

Os textos criados são armazenados automaticamente em cadernos virtuais, que são personalizados a partir da tela inicial (com nome, tipo de página e a cor da capa). Pena que não tenha recursos como zoom e ajustes para os elementos visuais inseridos nas notas.

Grátis para Android