Topo

No Facebook, anúncio de namoro online usa foto de jovem morta após bullying

Do UOL, em São Paulo

18/09/2013 13h15

Um anúncio no Facebook de um site de namoro online usou a foto de uma adolescente morta em abril deste ano e foi banido da rede social. A jovem canadense de 17 anos cometeu suicídio em abril – ela sofria perseguição na internet (ciberbullying) por colegas de escola na cidade de Halifax após ter sido vítima de estupro.

O texto da publicidade trazia uma foto de Rehtaeh Parsons e dizia: “Ache o amor no Canadá! Encontre garotas e mulheres para amizade, encontros e relacionamentos.”

  • Reprodução/Facebook

    O texto do anúncio trazia a foto de Rehtaeh Parsons e dizia: ''Ache o amor no Canadá! Encontre garotas e mulheres para amizade, encontros e relacionamentos.''

“Estou completamente desnorteado e enojado com isso. Essa é minha filha, Rehtaeh. E eles a puseram num anúncio de encontro de solteiros. Nem sei o que dizer”, lamentou o pai da jovem, Glen Canning.

Além de retirar o anúncio do ar por ''violar sua política de publicidade'', o Facebook pediu desculpas à família da garota e proibiu a empresa de namoro online Lonechat.com de anunciar novamente na rede social. A empresa não comentou o caso. 

Bullying

Em 2011, Rehtaeh teria sido estuprada por colegas de escola quando tinha 15 anos, que tiraram fotos do ato, que circularam entre alunos da instituição. Em abril deste ano, Rehtaeh enforcou-se no banheiro de sua casa. Seus pais acreditam que ela tenha cometido o ato por não suportar mais a perseguição na escola.

Dois adolescentes de 18 anos enfrentam acusações por posse de pornografia infantil. Eles serão julgados como menores, pois o crime foi cometido quando tinham 16 anos.

Nenhum dos jovens que teriam participado do estupro foi indiciado por esse crime, pois a polícia concluiu que “não havia provas suficientes”.