Topo

Programas prometem recuperar fotos apagadas de celular Android

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

18/09/2013 06h00

O leitor Silvio entrou em contato com o UOL Tecnologia perguntando se há alguma forma de recuperar fotos acidentalmente deletadas de seu smartphone. O internauta informa que, sem querer, apagou imagens de seu telefone Samsung Galaxy S4 e gostaria de reavê-las.

Se tiver alguma dúvida sobre tecnologia, envie um e-mail para uoltecnologia@uol.com.br, que ela pode ser respondida.

Há diversos programas para Android que prometem recuperar fotos deletadas do smartphones. Dois dos melhores - embora não sejam 100% eficazes - são os T2J Recuperação da Fotos e o DiskDigger undelete / recover.

Em comum, ambos funcionam em aparelhos com Android a partir da versão 2.2 e  são fáceis de utilizar (bastam dois cliques após a instalação para iniciar a varredura por arquivos perdidos).

Rápido no processo de escaneamento, o T2J peca por somente permitir a recuperação de poucas fotos (em nossos testes, somente três puderam ser encontradas com a versão gratuita do app). Para uso ilimitado, o programinha pede que o usuário atualize para a versão pro, que custa cerca de R$ 3,50.

Já o DiskDigger não tem essa limitação na busca por fotos, mas é bastante lento no processo. O programa, aliás, pode se mostrar devagar até para abrir e realizar suas ações.

Nos testes realizados pelo UOL Tecnologia, nenhum dos dois encontrou todas as fotos deletadas pelo smartphones (no caso, um Samsung Galaxy SIII). Em alguns casos, ignoraram imagens recém-apagadas e encontraram outras, descartadas há várias semanas.

Valem o download, entretanto, porque podem até cumprir o que prometem – sem a garantia de 100% de sucesso – e são melhores do que outros apps avaliados pela reportagem.