Topo

Twitter cria sistema de alertas de emergências para ajudar governos e ONGs

Sistema de alertas do Twitter terá um selo laranja com ícone de sino para sinalizar o tuíte - Reprodução
Sistema de alertas do Twitter terá um selo laranja com ícone de sino para sinalizar o tuíte Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

25/09/2013 15h22

O Twitter anunciou em seu blog nesta quarta-feira (25) o recurso Twitter Alerts, que envia mensagens de emergência aos usuários. O sistema tem como objetivo ajudar instituições públicas e ONGs (organizações não governamentais) a comunicarem alertas em momentos de crise como desastres naturais, epidemias e outras situações em que sistemas de comunicação usuais ficam indisponíveis.

Os usuários poderão aderir ao recebimento dessas notificações enviadas por contas específicas no microblog acessando a área de configurações do perfil e habilitando a opção. Ao lado do tuíte de alerta haverá um selo laranja com a imagem de um sino tocando para sinalizar que se trata de um post emergencial.

Cerca de 70 instituições estão participando do novo sistema, entre elas a Cruz Vermelha, a FEMA (sigla em inglês para Agência Federal de Gerenciamento de Emergências) e membros da Organização Mundial da Saúde.

A maioria das organizações é dos Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul, mas o Twitter afirma que incluirá órgãos locais ao redor do mundo no sistema de alertas.