Topo

Usuários do iOS 7 relatam mal estar e enjoos ao olhar animações de tela

Do UOL, em São Paulo

27/09/2013 11h06

Donos de iPhones, iPads e iPods Touch têm relatado episódios de enjoo e vertigem depois que começaram a usar o iOS 7, novo sistema operacional móvel da Apple lançado no último dia 18. Algumas queixas foram feitas no fórum de suporte da fabricante e em sites especializados em produtos da Apple, segundo o “Huffington Post”.

Conheça o iOS 7

No iOS 7, há uma série de animações e transições de telas. Quando o usuário troca de aplicativo e abre pastas onde guarda os programas, os ícones na tela fazem um leve movimento de aumento e diminuição de zoom. Alguns efeitos que simulam 3D usados na função de multitelas também foram apontados como “nauseantes”.

No fórum de suporte da Apple, um usuário abriu o tópico de discussão perguntando se havia algum meio de desativar as animações de navegação. “As animações com zoom por toda a parte no novo iOs 7 estão literalmente me deixando enjoado e me dando dores de cabeça. É exatamente como eu costumava ficar enjoado no carro quando tentava ler algo”, reclama o usuário que usa o apelido “Ensorceled”.

Na sequência, mais usuários relatam o mesmo mal estar. “Faz mal para os meus olhos e me deixa tonto”, respondeu um participante do fórum. Outro comenta que “achou que estava ficando louco” quando começou a se sentir nauseado toda vez que usava o iPhone.

No site “iMore”, especializado em gadgets Apple, pessoas também se queixaram do mesmo mal estar. “Tive que desligar o recurso de movimento nos ícones quase que instantaneamente. Estava fazendo mal para meus olhos e me dando dor de cabeça em questão de minutos”, escreveu um participante.

Para diminuir a animação, o usuário tem que acessar Ajustes > Geral > Acessibilidade > Reduzir movimento. Porém, isso não desabilita por completo os efeitos de transição. A Apple ainda não comentou o assunto.