Topo

Do WhatsApp ao 'chat do Messi', conheça aplicativos para comunicação

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

30/09/2013 06h00

São muitas as opções de aplicativos para quem deseja trocar mensagens via internet usando o telefone celular. O sucesso dessas alternativas é tanto que o WhatsApp já passou a quantidade de usuários ativos do Twitter, e o WeChat contratou o jogador de futebol Lionel Messi como garoto propaganda. Conheça a seguir quatro boas opções de programas de chat via internet para o smartphone.

WhatsApp

Um dos programas para smartphones mais baixados pelos brasileiros, o WhatsApp é um aplicativo bem fácil de usar e que permite enviar mensagens de texto via internet, com o uso do seu número de telefone.

Ao instalá-lo é, preciso inserir dados como país e número. Terminado o processo de verificação, ele automaticamente insere os seus contatos que já utilizam o aplicativo em uma lista de favoritos.

A interface é em português, mas algumas telas fazem uma mistura de idiomas, com textos também em inglês. Sua tela de bate-papo permite enviar vídeos, fotos, contatos, notas de áudio, emoticons e até mesmo a localização atual (com a exibição em um mapa e o cálculo da distância entre os usuários).

O primeiro ano de uso do serviço é grátis, depois desse período é necessário pagar US$ 1 (cerca de R$ 2,25) anualmente.

Grátis (por um ano) para iPhoneAndroidWindows PhoneBlackBerry e Symbian

Skype

Veterano entre os comunicadores, o Skype é mais conhecido por suas chamadas de voz via internet e por sua função de ligações com vídeo. Mas também pode ser usado para conversa via texto.

Seu chat não é tão cheio de recursos como alguns rivais, mas conta com dezenas de emoticons e outras imagens, que vão de carinhas apaixonadas a ninjas e bolos de aniversário. Além disso, permite incluir com facilidade gravações de vídeos e fotos em seu bate-papo.

Na área de chamadas com voz, o serviço também possibilita ligações para números telefônicos. Nesse caso, porém, é preciso comprar créditos, que se transformam em minutos para ligações ou mesmo para a conexão a hotspots parceiros do Skype espalhados pelo mundo.

Grátis para iPhoneAndroidWindows Phone e BlackBerry

WeChat

Entre seus recursos de bate-papo, destaque para o chat ao vivo (que cria uma sala de conversa com vários usuários), chamada com vídeo (na mesma linha do Skype) e para a função que permite gravar e enviar mensagens de áudio com apenas dois toques na tela.

Também traz o item “Momentos”, que utiliza a câmera do seu smartphone para compartilhar rapidamente com os amigos imagens do dia a dia, além da função de busca de histórico, para localizar conversas.

Mas sua interface precisa de algumas melhorias. Nos teste realizados pelo UOL Tecnologia, com uso de iPhones 5 e 4S, a tela  que vincula a conta do WeChat com a do Facebook sobrepôs textos, impedindo a leitura de um dos botões de controle.

Grátis para iPhoneAndroidWindows PhoneBlackBerry e Symbian

Line

Ferramenta de comunicação que aposta no conceito de rede sociais, com timeline, publicação de posts e criação de grupos de interesse.

Na área de chat, vale destacar a sua biblioteca de stickers, com centenas de imagens para incluir em suas mensagens – elas vão de memes à linha anime. E se você quiser ampliar as opções, dá para baixar novos stickers (há alternativas gratuitas e pagas, de personagens da Disney a monstros).

Durante os testes, um dos códigos de ativação do aparelho não chegou. Assim, foi necessário entrar com a conta do Facebook para acessar o serviço. Permite fazer chamadas de voz via internet, enviar fotos, vídeos, informações de contato e compartilhar sua localização.

Grátis para iPhoneAndroidWindows PhoneBlackBerry e Symbian