Topo

Donos de "iPhones antigos" reclamam de lentidão após atualização para iOS 7

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

30/09/2013 06h01

“É como ganhar um telefone novo”, disse Craig Ferigh, vice-presidente de engenharia de software da Apple, durante a apresentação do iOS 7 (sistema móvel de aparelhos da Apple) realizada em junho. Porém, a “nova cara” do sistema, que conta com uma série de animações e recursos que rodam em segundo plano, tem feito usuários reclamarem de lentidão e de uso intensivo de bateria nos aparelhos iPhone 4 e 4S (os mais “antigos” a receberem a atualização).

Recentemente, a Apple soltou uma atualização do iOS 7, chamada 7.0.2, mas ela não corrige nenhum desses problemas de desempenho. Ela, basicamente, conserta um erro que permitia acessar o telefone sem digitar o código de desbloqueio e inclui a opção de teclado grego para digitação de senhas.

  • Arquivo Pessoal

    Max Sniesko, 36, não gostou da atualização do iOS 7; segundo ele, seu iPhone 4S ficou mais lento e a bateria acaba mais rápido

Questionada sobre as reclamações relatadas por usuários de “iPhones antigos”, a assessoria de comunicação da Apple do Brasil disse que ainda não tem informações sobre atualizações para corrigir esses problemas.

Lentidão na navegação

Os principais problemas listados têm relação com a falta de velocidade ao realizar tarefas que antes eram feitas sem apresentar lentidão. “Além de ter ficado com cara de celular de criança, o aparelho agora demora a responder durante a navegação pelas telas do aplicativo e, em alguns casos, alguns programas fecham sozinhos”, disse o analista de suporte Max Sniesko, 36, que é dono de um iPhone 4S.

O analista financeiro Igor Dourado, 24, que também é dono de um iPhone 4S, tem passado por situação semelhante após atualizar para o iOS 7. “Está acontecendo o mesmo que houve com o iPhone 3GS, quando ele ainda recebia atualização. Claramente, o sistema está mais pesado”, afirmou.

Mesmo assim, Dourado acha que a lentidão não interfere tanto no uso do celular da Apple. Para ele, o maior incômodo é a demora na transição entre janelas e no aplicativo de música.

Dono de um iPhone 4, o consultor de segurança Bruno Cardoso, 36, não teve problemas com o desempenho do iOS 7 em seu aparelho. Porém, ele só conseguiu isso após alterar algumas configurações.

  • Arquivo Pessoal

    Dono de um iPhone 4, o consultor de segurança Bruno Cardoso, 36, não teve problemas com a atualização do iOS 7 após fazer algumas alterações

“Acho que o grande problema de quem está reclamando é a atualização de aplicativos em segundo plano, ativada automaticamente após a atualização. Com um monte de programas abertos e atualizado o tempo todo nos ‘bastidores’, o sistema começa a engasgar”, explicou Cardoso.

Em fóruns de discussões no próprio site da Applehá ainda diversas reclamações sobre problemas no uso do teclado no iPhone. “Digitar mensagens no iPhone 4 é muito lento no iOS 7”, postou uma dona do smartphone da Apple identificada como Hani Hamrouni.

Uma das soluções apontadas para resolver o problema é desativar a sincronização de Documentos/Dados ao iCloud. Para fazer isso, é necessário ir ao menu Ajustes > iCloud e desativar a opção Documentos/Dados.

É importante salientar que os iPhones 4 e 4S têm menor capacidade de hardware comparado com o iPhone 5 e os novos iPhones 5s e 5c (que ainda não foram lançados no Brasil). O iPhone 4 tem um processador A4 de um núcleo de 1,1 GHz, enquanto o iPhone 4S tem um processador A5 dual-core com 1 GHz em cada núcleo. Quanto ao iPhone 5, a Apple apenas diz que o processador é o A6 e que é duas vezes mais rápido que o iPhone 4S. 

Bateria fraca

A bateria também é outro alvo de reclamação de usuários que atualizaram o iPhone para o iOS 7. “Com o iOS 6, a bateria chegava ao fim da noite com 20% de capacidade. Com o novo sistema, tenho que carregá-lo duas vezes por dia”, disse Sniesko.

Em um teste de navegação Wi-Fi feito pelo site americano "ArsTechnica" entre aparelhos com o novo sistema operacional e o anterior, a duração de bateria chegou a cair quase 200 minutos na autonomia.

Com o iOS 6, o iPhone 4 teve autonomia de 508 minutos. O novo sistema fez com que a duração caísse para 487 minutos. No iPhone 4S, a situação foi semelhante: 547 minutos no sistema antigo contra 520 minutos no iOS 7.

O caso mais grave foi do iPhone 5. De 661 minutos de autonomia no iOS 6, o aparelho baixou para 464 minutos no iOS 7. Ou seja, uma diferença de 197 minutos – a atualização pode trazer reduzir em mais de três horas o uso do telefone inteligente.