Topo

Canal de notícias nos EUA instala "tablets" gigantes na redação

O âncora Shepard Smith faz um tour pelas novas estações de trabalho na redação - Reprodução
O âncora Shepard Smith faz um tour pelas novas estações de trabalho na redação Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/10/2013 15h16

O canal de notícias norte-americano “Fox News” instalou "tablets" gigantes na sua redação com o objetivo de tornar o trabalho dos jornalistas “mais ágil e não linear”. A empresa preparou até um vídeo, apresentado pelo âncora Shepard Smith, para explicar a mudança no seu sistema de apuração e exibição das notícias.

  • Reprodução

    Tela sensível ao toque de 55 polegadas é usada na redação do "Fox News"

As estações de trabalho ganharam dez telas sensíveis ao toque de 55 polegadas. Elas são chamados de BATs (''Big Area Touchscreen'' ou Grandes Áreas Sensíveis ao Toque). Segundo o canal de notícias, um software especial reúne todas as informações obtidas dessas plataformas em um único lugar – pelo vídeo, algo semelhante com os blocos de Notícias da interface Metro do Windows 8.

A “Fox News” acredita que o sistema é mais adequado para lidar com os espectadores “não lineares, que vasculham notícias o dia inteiro em seus celulares e computadores”. 

No vídeo, o âncora Shepard Smith faz um tour pelas novas máquinas usadas na redação e explica como o sistema pretende ser usado. “Assim como você, nós obtemos nossas notícias de múltiplas plataformas”, diz Smith.

  • Reprodução

    Telão de 11 metros pode ter imagens manipuladas por um controle tipo ''Wii''

Além das estações com "tablets" gigantes, há um telão de 11 metros de comprimento que pode exibir múltiplos vídeos, movidos com a ajuda de um controle remoto com “jeito de mouse”. 

Há ainda telões laterais: um deles mostra mensagens no Twitter “sob investigação”, enquanto outro exibe os tuítes cuja informação já foi confirmada.