Topo

Facebook remove opção de "sumir" da busca; saiba como manter privacidade

Do UOL, em São Paulo

16/10/2013 06h01

O Facebook anunciou na última semana a remoção de um mecanismo antigo de busca. Ele permitia que os usuários da rede social se escondessem da busca pelo nome dentro do próprio site para não serem importunados. Como agora vai ser inevitável ser achado na rede social, o Facebook aconselha que o usuário preocupado com privacidade faça alguns ajustes nas configurações da rede.

Em um post no blog oficial da rede, o Facebook justificou a desativação pelo fato de poucas pessoas utilizarem o recurso (as que usam serão notificadas na página inicial sobre a desativação) e para que o recurso Busca Social (disponível parcialmente no Brasil) funcione corretamente.

Além disso, a funcionalidade fazia com que o recurso de pesquisa aparentasse não funcionar. “As pessoas comentavam que o site era confuso quando tentavam procurar alguém conhecido e não era possível localizá-los através dos resultados de pesquisa, ou quando duas pessoas estavam em um Grupo do Facebook e não podiam localizar um ao outro através da pesquisa”, diz o comunicado da companhia.

Veja abaixo dicas para ajustar as configurações de privacidade na rede social e impedir que qualquer pessoa inscrita no Facebook visualize seu perfil completo: