Topo

LG começa a vender em novembro TV Oled curva por R$ 40 mil no Brasil

TV Oled da LG tem tela curva de 55 polegadas; modelo será vendido por R$ 40 mil no Brasil - Divulgação
TV Oled da LG tem tela curva de 55 polegadas; modelo será vendido por R$ 40 mil no Brasil Imagem: Divulgação

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

17/10/2013 16h27

A fabricante sul-coreana anunciou nesta quinta-feira (17) o lançamento de seu primeiro televisor Oled de tela curva no mercado brasileiro. O modelo EA9800 tem um display de 55 polegadas e 4,3 milímetros de espessura. O aparelho tem preço sugerido de R$ 40 mil e vai chegar às lojas, segundo a empresa, no início de novembro.

O televisor é um modelo um pouco mais simples comparado ao lançado pela marca durante a IFA 2013 (evento de tecnologia realizado em Berlim). Enquanto o exibido na Alemanha tinha tela maior e resolução UltraHD (4k), o modelo que vai ser vendido no Brasil tem resolução FullHD.

O design curvo do aparelho tem como objetivo melhorar o campo de visão dos usuários e causar maior imersão dos espectadores. Para ajudar na tarefa, a TV conta com um sistema de som nas extremidades inferiores. Isso faz com que o áudio vá diretamente para quem estiver assistindo ao dispositivo.

Como outras TVs da marca, o modelo vem com acesso à internet sem fio, controle remoto Smartphone Magic (que permite controlar o dispositivo por gestos) e a possibilidade de assistir filmes 3D.

Para quem vai usar o aparelho para jogar, há ainda a função Dual Play. Ela permite que duas pessoas joguem simultaneamente um mesmo game, desde que cada um esteja vestindo óculos 3D diferentes.

A espessura de 4,3 milímetros (menor que a de vários smartphones) foi alcançada em função da tecnologia Oled (diodos orgânicos emissores de luz). Em vez de um grande painel iluminado no fundo da TV (como ocorre nos aparelhos LCD, por exemplo), os painéis Oled usam um composto químico orgânico, o que permite aos fabricantes reduzirem o “recheio” do aparelho.

Além disso, a tecnologia oferece mais contraste que dispositivos com tela LED ou LCD e gasta menos energia comparado aos modelos.

“Sonho de consumo”

Em função do alto preço, a companhia acredita que o modelo, a princípio, atenderá a um público restrito. "A ideia é que inicialmente o aparelho seja de nicho, para após um tempo ter escala e o valor reduzido", disse Fernanda Summa, gerente de marketing de Home Entertainment da LG Electronics do Brasil, durante a apresentação do produto.

Fernanda disse que o objetivo é posicionar o aparelho como o “próximo objeto de desejo dos brasileiros” para assistir aos jogos da Copa. "Em 2006, o sonho de consumo eram as TVs de plasma. Na ultima edição, foram as de LED. Esperamos que a TV de tela curva e o modelo UltraHD sejam os próximos dessa ordem."