Topo

Distração ao celular leva pedestres a tombos e sustos; assista

Do UOL, em São Paulo

19/10/2013 06h00Atualizada em 21/10/2013 08h16

Usar o celular enquanto andamos pode parecer uma atividade inofensiva, mas os vídeos abaixo gravados por câmeras de monitoramento e canais de TV mostram o contrário. São flagrantes de pessoas que levam tombos (além de sustos) porque acabam se distraindo ao falar ou enviar mensagens usando o aparelho.

Um dos casos mais bizarros é o de um homem na cidade de La Crescenta, no Estado da Califórnia (Estados Unidos), ocorrido em 2012. Distraído enviando uma mensagem no celular, ele não viu um urso-negro caminhando na calçada em direção a ele. Quando finalmente viu o animal, ele colocou rapidamente o aparelho no bolso e saiu correndo.

Assista abaixo aos flagrantes de pedestres distraídos ao celular:


O flagrante foi filmado pelo canal de TV “KTLA”, que transmitia ao vivo com imagens de um helicóptero o passeio inusitado do urso-negro pela área residencial. “Estava enviando um SMS para o meu chefe para avisar que iria chegar atrasado. Comecei a descer a escada quando vi o urso subindo. Corri para salvar minha vida”, descreveu Vaz Terdandenyan, o pedestre distraído ao celular.

Outro incidente ocorreu em Birmingham, no Reino Unido, em janeiro deste ano. Por ironia do destino, o nome da mulher envolvida no acidente é Laura Safe (do inglês, “segura”). Ela enviava uma mensagem de texto ao namorado quando caiu em um canal de água. Um pedestre “heroico” foi socorrer Laura, que não sofreu nenhum ferimento grave.

“Escutei um homem gritar ‘pare!’ e olhei para ele, mas era muito tarde”, disse depois Laura ao “Daily Mail”. Pelo Twitter, a pedestre distraída brincou: “Eu deveria mesmo ser chamada de Laura Unsafe [insegura] depois do dia que tive.”

Distração perigosa

Um estudo da Administração de Segurança em Rodovias dos Estados Unidos revelou que o número de pedestres mortos em acidentes aumentou em dois anos, de 4.109 mortes em 2009 para 4.432 em 2011.

“Não ficaria surpreso se o número de acidentados dobrar até 2015”, afirma Jack Nasar, professor da Universidade de Ohio que estuda o tema.

As principais vítimas, segundo uma pesquisa britânica, são as pessoas mais jovens. Cerca de 34% dos adolescentes de 14 anos entrevistados disseram já ter se distraído com o uso de tecnologias portáteis ao atravessar a rua. Entre os pedestres com 12 anos, 25% admitiram se distrair usando esses eletrônicos.

"Uma pessoa de 11 anos tem seis vezes mais chances de trocar mensagens de texto enquanto vai para a escola do que uma pessoa com 10 anos", diz o estudo da empresa de seguros Axa. 

(Com agências)

Uso de celular na rua traz risco