Topo

Motorista que confessou no YouTube dirigir bêbado é condenado à prisão

Matthew Cordle, 22, assiste ao vídeo que ele postou no YouTube com a confissão de ele dirigia bêbado em um acidente fatal de trânsito - Tony Dejak/AP
Matthew Cordle, 22, assiste ao vídeo que ele postou no YouTube com a confissão de ele dirigia bêbado em um acidente fatal de trânsito Imagem: Tony Dejak/AP

Do UOL, em São Paulo

23/10/2013 19h29

Um motorista de Gahanna, nos Estados Unidos, que confessou dirigir bêbado em um vídeo publicado no YouTube, foi condenado a seis anos e meio de prisão nesta quarta-feira (23).

Segundo o "Mashable", Matthew Cordle, 22, admitiu que estava bêbado durante um acidente de trânsito em que causou a morte de outro motorista em junho do ano passado. O vídeo, publicado pelo próprio jovem pouco após o acidente, teve mais de 2,3 milhões de visualizações no YouTube.

No vídeo, Cordle pede que outras pessoas “não cometam o mesmo erro” e promete “se responsabilizar pelos seus atos”. Ele bateu sua caminhonete contra um veículo, causando a morte do outro motorista, Vincent Canzani, 61.

Em setembro de 2012, o jovem se declarou culpado da acusação de homicídio agravado pelo fato de ele estar sob influência de álcool.

Antes de receber a sentença, Cordle leu uma declaração em que disse: “Qualquer que seja a minha sentença, nenhuma punição será justa quando se trata de tirar uma vida.”

O juiz do caso, David Fais, afirmou ter assistido ao vídeo da confissão de Cordle no YouTube antes de proferir a sentença e que acreditou no arrependimento do motorista.

Além da sentença de prisão por seis anos e meio, Cordle teve a habilitação para dirigir suspensa permanentemente e terá de pagar uma multa de US$ 1.075 (R$  2.350).

Usar smartphone ao volante é mais perigoso que celular comum